O que é Burocracia?


Burocracia é um procedimento administrativo que consiste na organização de um grande número de pessoas que precisam atuar em conjunto.

É um modelo que se distingue pela clara hierarquia de autoridade, a rígida divisão do trabalho, bem como regras, regulamentos e procedimentos inflexíveis. Entre as principais características da hierarquia está a impessoalidade.

As organizações do setor público e privado, como bancos, universidades, repartições governamentais e empresas adotam a burocracia em seu modelo de funcionamento.

A hierarquia inflexível e a ausência de questionamento de regras pré-estabelecidas estão entre as principais críticas à burocracia, especialmente no que tange ao atendimento ao público. Para os críticos do sistema, a burocracia é um modelo ultrapassado, ineficiente e dispendioso.

Max Weber

Os fatores que levam os críticos a reprovarem a burocracia são, justamente, aqueles defendidos pelo sociólogo alemão Max Weber (1864 - 1920).

Em sua obra, "O que é burocracia "(1940), o Weber afirma que a burocracia torna a administração eficiente, eficaz, garante rapidez e racionalidade ao trabalho. Além disso, afirma que o modelo reduz os problemas internos de trabalho, desde que hajam gestores adequados para controlar o sistema.

Características

  • Hierarquia rígida
  • Autoridade hierárquica inflexível
  • Regras, regulamentos e procedimentos inflexíveis
  • Relações impessoais

Vantagens

Weber defende que há vantagens na implantação do modelo burocrático, entre eles, a defesa do funcionário na estrutura.

Os integrantes do esqueleto burocrático, segundo o autor, devem receber salário fixo, desempenhar fornada também fixa, assinar contrato de trabalho e estar sujeito à atuação eminentemente técnica, tanto do executor, como do superior hierárquico.