Object Pronouns

Carla Muniz
Carla Muniz
Professora licenciada em Letras

Os object pronouns, pronomes objetos em inglês, constituem um tipo de pronome pessoal que funciona como objeto do verbo ou da preposição em uma oração.

Os pronomes objetos são utilizados para substituir nomes de pessoas, animais ou coisas, que têm função de objetos diretos ou indiretos na frase.

Exemplo:

I love my mom. (Eu amo a minha mãe.) > I love her. (Eu a amo.)

Ao observarmos os exemplos acima, podemos perceber que o object pronoun her substituiu my mom.

Na língua portuguesa, esse tipo de pronome é designado de "pronome pessoal do caso oblíquo".

Tabela de object pronouns

Confira abaixo a lista de todos os object pronouns (pronomes objetos) com tradução.

Object pronoun Tradução
me me, mim
you lhe, o, a, te, ti, a você
him lhe, o, a ele
her lhe, a, a ela
it lhe, o, a, isso, isto, essa, esta
us nos
you vos, lhes, a vocês
them lhes, os, as, a eles, a elas

Diferença entre object pronouns e subject pronouns

Na língua inglesa, tanto os object pronouns (pronomes objetos) quanto os subject pronouns (pronomes sujeitos) são classificados como personal pronouns (pronomes pessoais).

A diferença entre esses dois tipos de pronome está relacionada com a função que eles desempenham na oração. Confira a explicação abaixo para saber quando usar cada um.

Object pronouns

Os object pronouns (pronomes objetivos) são aqueles que recebem/sofrem a ação verbal.

Esse tipo de pronome desempenha a função de objeto de um verbo ou de uma preposição e, por isso, costuma vir posicionado imediatamente depois deles.

Exemplos de frases com object pronouns:

  • They bought her a new bike. (Eles compraram uma bicicleta nova para ela.)
  • We are studying for it. (Nós estamos estudando para isso.)
  • She is calling him. (Ela está telefonando para ele.)

Observe que, em todas as frases acima, os object pronouns sofrem/recebem a ação verbal.

Lembre-se que os object pronouns são usados para substituir nomes de pessoas, animais ou coisas, que funcionam como objetos diretos ou indiretos.

Exemplos:

  • We are playing with the kids. (Estamos brincando com as crianças.) > We are playing with them. (Estamos brincando com eles.)
  • They are teaching Bob how to play the piano. (Eles estão ensinando o Bob a tocar piano.) > They are teaching him how to play the piano. (Eles o estão ensinando a tocar piano.)
  • When will she visit my sister and I?. (Quando ela visitará eu e minha irmã?) > When will she visit us? (Quando ela nos visitará?)

Subject pronouns

Os subject pronouns (pronomes sujeitos), também designados de personal subject pronouns, funcionam como sujeitos que praticam a ação verbal.

Observe a tabela abaixo e veja quais são os subject pronouns.

Subject pronoun Tradução
I eu
you você
he ele
she ela
it ele; ela (para fazer referência a coisas, animais, objetos, lugares, etc.)
we nós
you vocês
they eles; elas

Exemplos de frases com subject pronouns:

  • They bought Mary a new bike. (Eles compraram uma bicicleta nova para a Mary.)
  • We are studying for the exam. (Nós estamos estudando para a prova.)
  • She is calling Derek. (Ela está telefonando para o Derek.)

Observe que, em todas as frases acima, os subject pronouns executam a ação verbal.

Regras de como usar os object pronouns

Os object pronouns fazem parte do predicado da frase. Assim, eles são sempre empregados após os verbos e as preposições.

Como podemos observar na tabela acima, eles são utilizados no singular (me, you, him, her, it) e no plural (us, you, them).

Além da forma masculina e feminina, o “it” é uma forma neutra utilizada para fazer referência a animais, objetos, lugares, tempo, ideias e sentimentos, dentre outros.

Exemplos:

  • Elizabeth does not like me. (Elizabeth não gosta de mim.)
  • My sister called you last week. (Minha irmã te ligou semana passada.)
  • Tom took her to work on Tuesday. (Tom a levou para o trabalho na terça-feira.)
  • I like this film. I saw it last month. (Eu gosto deste filme. Eu o assisti no mês passado.)
  • Mara always writes letters to us. (Mara sempre nos escreve cartas.)
  • They bought you many gifts. (Eles compraram muitos presentes para vocês.)
  • He told them the truth. (Ele disse-lhes a verdade.)

Vídeo sobre object pronouns

Confira o vídeo abaixo para fixar os seus aprendizados sobre os object pronouns (pronomes objetos).

Me, him, her: como usar os object pronouns? Ver no YouTube

Quer saber mais sobre pronomes em inglês? Não deixe de ler os textos abaixo!

Exercícios de vestibular sobre object pronouns

1. (Udesc/2010)

Touched by An Angel (By Maya Angelou)

We, unaccustomed to courage
exiles from delight
live coiled in shells of loneliness
until love leaves its high holy temple
and comes into our sight
to liberate us into life.

Love arrives
and in its train come ecstasies
old memories of pleasure
ancient histories of pain.
Yet if we are bold,
love strikes away the chains of fear
from our souls.

We are weaned from our timidity
In the flush of love's light
we dare be brave
And suddenly we see
that love costs all we are
and will ever be.
Yet it is only love
which sets us free.

The words “We” (line 1), “our” (line 5), “us” (line 6), are consecutively:

a) personal pronoun, reflexive pronoun, object pronoun.
b) object pronoun, possessive adjective, personal pronoun.
c) object pronoun, personal pronoun, possessive adjective.
d) personal pronoun, reflexive pronoun, possessive adjective.
e) personal pronoun, possessive adjective, object pronoun.

Alternativa correta: e) personal pronoun, possessive adjective, object pronoun

a) ERRADA. A alternativa a) está errada pois our (nosso) é um possessive adjective (adjetivo possessivo), e não um reflexive pronoun (pronome reflexivo).

b) ERRADA. A alternativa b) está errada pois we (nós) é um subject pronoun (pronome sujeito) e não um object pronoun (pronome objeto).

c) ERRADA. A alternativa c) está errada pois we (nós) é um subject pronoun (pronome sujeito) e não um object pronoun (pronome objeto), e our (nosso) é um possessive adjective (adjetivo possessivo), e não um personal pronoun (pronome pessoal). Além disso, us (nos) é um object pronoun (pronome objeto), e não um possessive adjective (adjetivo possessivo).

d) ERRADA. A alternativa d) está errada pois our (nosso) é um possessive adjective (adjetivo possessivo), e não um reflexive pronoun (pronome reflexivo) e us (nos) é um object pronoun (pronome objeto), e não um possessive adjective (adjetivo possessivo).

e) CORRETA. A alternativa e) apresenta todas as classificações corretas: we (nós) é um personal pronoun (pronome pessoal), our (nosso) é um possessive adjective (adjetivo possessivo) e us (nos) é um object pronoun (pronome objeto).

Veja também: Exercícios sobre adjetivos em inglês

2. (UEMG/2012) In the sentence “All over the globe are historical mysteries left to us by the ancient world”, the word "us" is

a) a personal subject pronoun.
b) a personal object pronoun.
c) a possessive adjective pronoun.
d) none of the above.

Alternativa correta: b) a personal object pronoun.

a) ERRADA. A alternativa a) está errada pois os personal subject pronouns (pronomes sujeitos), também chamados de subject pronouns, são os seguintes: I (eu), you (você/vocês), he (ele), she (ela), it (usado para fazer referência a coisas, animais, objetos, lugares, etc.), we (nós) e they (eles/elas).

b) CORRETA. A palavra us é um personal object pronoun (pronome objeto pessoal), como indica a alternativa b). Na frase, ele funciona como objeto da preposição to.

c) ERRADA. A alternativa c) está errada pois os possessive adjective pronouns (pronomes adjetivos possessivos) são os seguintes: my (meu, minha, meus, minhas), your (seu, sua, seus, suas), his (dele), her (dela), its (dele, dela - usado para fazer referência a coisas, animais, objetos, lugares, etc.), our (nosso, nossa, nossos, nossas), their (deles, delas).

d) ERRADA. A alternativa d) passa a ser inválida a partir do momento em que a letra b) é a resposta correta.

3. (UPE/2014)

THE BIRTH OF THE INTERNET: A HISTORICAL FEAT

In 1969 the world had its eyes turned to what was undoubtedly to become a historical feat: the first human being setting foot on the moon. However, in that same year something else of much importance was happening as well: the Internet was coming into being.

Usually when we think of a historical feat, we think of something big, like the first voyage to the moon. But more often than not, we find that the most meaningful events in history spring from what is viewed in their time as an unimportant fact. A case in point is exactly what the figure above represents: the birth of the Internet.

It is difficult to pinpoint the exact moment when the Internet was born. The World Wide Web is indeed the result of a number of interrelated events that can be traced back to the first artificial satellite –the Russian (then Soviet) Sputnik – being put into orbit around the earth back in the 1950’s. But it was in l969 that “… four host computers were connected together into the initial ARPANET, and the budding Internet was off the ground”. The diagram above shows the first four places ever linked via the Internet which was then called the ARPANET. They are US organizations: the University of California Los Angeles (UCLA), Stanford Research Institute (SRI), the University of California Santa Barbara (UCSB) and the University of Utah (UTAH).

Little by little the Internet started spreading everywhere because of new technological advancements and today it is so important that our lives would not be the same without it. Of course going to the moon was an extremely important event as well, a real historical feat, but the birth of the Internet has proved to be the most significant historical fact, and feat, in the recent past of the history of mankind.

(MITRANO-NETO, N; LOUREIRO, M; ANTUNES, Alice M. Insight. Richmond Publishing Editora. São Paulo, 2004. Adaptado.)

Analyzing the word “it” in the last paragraph, we can say that

a) both are related to “Internet”.
b) the first “it” is related to “everywhere”.
c) the second “it” is related to “lives”.
d) the first “it” is related to a prepositon.
e) the second “it” is related to a verb.

Alternativa correta: a) both are related to “Internet”.

a) CORRETA. A alternativa a) é a correta. As duas ocorrências de it no último parágrafo fazem referência à palavra Internet.

Na primeira ocorrência, "...it is so important..." (...é tão importante...), o it é um subject pronoun, também chamado de personal subject pronoun (pronome sujeito). Já na segunda ocorrência, "...our lives would not be the same without it... (...nossas vidas não seriam as mesmas sem ela...), o it é object pronoun (pronome objeto) da preposição without (sem).

b), c), d) e e) ERRADAS. As alternativas b), c), d) e e) estão erradas pois ambas as ocorrências de it no último parágrafo fazem referência à palavra Internet.

Still analyzing the word “it” in the last paragraph, we can say that

I. the first “it” is a subject pronoun.
II. the second “it” is an object pronoun.
III. both are personal pronouns.
IV. the first “it” is a possessive adjective.
V. the second “it” is a possessive pronoun

It is CORRECT

a) I and V.
b) II, III, and IV.
c) III, IV, and V.
d) II and IV.
e) I and II.

Alternativa correta: e) I and II.

a), b), c) e d) ERRADAS. As alternativas a), b), c) e d) não estão corretas, pois apresentam classificações erradas para a palavra it. Na primeira ocorrência de it no último parágrafo, ele tem função de subject pronoun, também chamado de personal subject pronoun (pronome sujeito), e na segunda, tem função de object pronoun (pronome objeto).

e) CORRETA. A alternativa e) está correta pois na primeira ocorrência, "...it is so important..." (...é tão importante...), o it é um subject pronoun, também chamado de personal subject pronoun (pronome sujeito). Já na segunda ocorrência, "...our lives would not be the same without it... (...nossas vidas não seriam as mesmas sem ela...), o it é object pronoun (pronome objeto) da preposição without (sem).

Ficou interessado em aprimorar os seus conhecimentos sobre a língua inglesa? Não deixe de ler os textos abaixo.

Carla Muniz
Carla Muniz
Professora, lexicógrafa, tradutora, produtora de conteúdos e revisora. Licenciada em Letras (Português, Inglês e Literaturas) pelas Faculdades Integradas Simonsen, em 2002 e formada em 1999 no Curso de Magistério (habilitação para lecionar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I).