Piet Mondrian: obras e biografia

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora e artista visual

Piet Mondrian (1872-1944) foi um artista holandês de destaque no movimento modernista europeu no início do século XX.

Responsável por um trabalho no qual buscava refletir as leis matemáticas universais, seu nome está relacionado à corrente da arte denominada neoplasticismo.

Mondrian deixou uma obra importante que influenciou outros artistas, evidenciando-se nas artes gráficas e na arquitetura.

Obras de destaque de Mondrian

Árvore vermelha (1910)

Normalmente lembrado por suas obras geométricas e com cores puras, Mondrian iniciou sua carreira artística com trabalhos bastante orgânicos, como podemos ver em Árvore vermelha.

árvore vermelha mondrian

Esse é um quadro finalizado em 1910, que faz parte de uma série de trabalhos retratando árvores, e no qual o artista utiliza a natureza para ir em busca da abstração. Aqui podemos também notar a influência da pintura de Van Gogh.

Árvore cinza (1911)

Árvore cinza também integra a série de composições do pintor que tinham o objetivo de estudar as árvores, as cores e a forma.

árvore conza mondrian

No quadro em questão, Mondrian utilizou uma paleta monocromática. Além disso, podemos ver forte influência cubista, no qual as formas fragmentadas vão aparecendo de maneira mais significativa.

Evolução (1911)

O trabalho Evolução foi concluído em 1911 e é constituído de três telas exibindo a figura de mulheres nuas junto a elementos geométricos como a Estrela de David.

evolução mondrian

Nessa obra é possível perceber um caráter místico de Mondrian e a evolução de sua própria pintura rumo à abstração.

Composição em tabuleiro de damas com cores claras (1919)

Em Composição em tabuleiro de damas com cores claras, Piet Mondrian já possuía um trabalho mais parecido com o aquele que o consagraria.

mondrian composição com cores claras

Na tela vemos um jogo de cores em tons pastéis onde se apresentam os fundamentos centrais da corrente neoplástica.

Composição com vermelho, amarelo e azul (1921)

Nessa obra de 1921 o artista já exibe uma composição na qual as cores apresentadas são as primárias, dispostas em figuras quadradas e retangulares delimitadas por nítidos traços pretos.

quadro de mondrian

Posteriormente, Mondrian criou trabalhos diversos utilizando as mesmas bases e cores, mas variando o tamanho e disposição das formas.

Broadway Boogie-Woogie (1942)

Esse trabalho é um dos mais significativos da produção de Mondrian. Nele vemos uma combinação de cores dispostas em linhas amarelas como se fossem "grades".

Broadway Boogie-Woogie mondrian

O título do quadro é uma homenagem ao estilo musical boogie woogie. O artista era grande apreciador da música novaiorquina.

Atualmente esse quadro está no Museu de Arte Moderna de Nova York, pois foi comprado pela artista brasileira Maria Martins e doado à instituição.

Biografia de Piet Mondrian

Nascido em 7 de março de 1872 na cidade de Amersfoort, na Holanda, Pieter Cornelis Mondrian era filho de um diretor de escola e foi criado no meio calvinista.

Seu pai esperava que ele seguisse a carreira de educador, entretanto, depois de formado em técnica de desenho, Mondrian recusou-se a lecionar e, em 1892, ingressou na Academia de Belas-Artes de Amsterdam.

piet mondrian retrato
Retrato de Piet Mondrian

Seus primeiros trabalhos eram figurativos, os quais retratava paisagens como moinhos, fazendas e árvores. Dentre os artistas que o influenciaram nesse período estão Vincent van Gogh e Seurat.

Envolve-se com a teosofia em 1908, passando a estudar conceitos místicos budistas e de outras ordens, os quais revelam-se nas suas pinturas.

Muda-se para Paris, na França, três anos depois, desenvolvendo interesse pelo cubismo de Pablo Picasso e Georges Braque. Assim, sua obra passa a demonstrar elementos geométricos, mas ainda usando formas figurativas.

O artista retorna ao seu país natal, a Holanda, nos anos da Primeira Guerra Mundial (1914-18). Lá relaciona-se com outros artistas, como Theo van Doesburg, sendo que em 1917 criam o movimento De Stijl, com tradução em português para "O Estilo".

Nesse movimento acreditava-se em uma arte limpa e objetiva, que utilizava traços e cores nítidas a fim de traduzir conceitos universais. Era o princípio do neoplasticismo, corrente artística abstrata que tem no artista o seu maior representante.

Depois de acabada a guerra, retorna à Paris e exibe uma produção bastante equilibrada. Começa a ter estabilidade financeira e reconhecimento de fato por volta de 1925, quando passa a exibir obras em museus e galerias.

Nos últimos de anos de vida morou nos EUA, em Nova York. Assim, a vida cultural e dinâmica da cidade influencia sua pintura. Piet Mondrian falece aos 71 anos em Manhattan, Nova York, no dia 1 de janeiro de 1944.

Você também pode se interessar:

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2007 e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design, localizada em São Paulo, em 2010.