Termosfera


A termosfera é a maior camada da atmosfera da Terra. Trata-se de uma classificação térmica e inclui a ionosfera e a exosfera.

Está localizada logo acima da mesopausa e se estende até 600 quilômetros de altitude. O significado de termosfera é esfera de calor. O radical "termo" vem do grego e quer dizer calor.

Principais componentes

  • Hélio
  • Nitrogênio atômico
  • Oxigênio atômico

Características

A temperatura da termosfera aumenta conforme a elevação da altitude. Isso ocorre devido à radiação solar. A quantidade de energia que incide do Sol pode elevar a temperatura a 2.500º C.

Esse calor, porém, não é transmitido porque o ar é muito rarefeito nessa região e não há contato suficiente entre as partículas.

A circulação de ar que ocorre na termosfera é influenciada pelas marés na Terra e pelas ondas da atmosfera.

Os cientistas estimam que 99,9% da atmosfera terrestre esteja abaixo da termosfera.

Termopausa

A termopausa é a camada de transição que existe entre a termosfera e a exosfera. A altitude dessa camada varia conforme a radiação solar emitida durante o dia e, ainda, a estação do ano. Dessa maneira, pode chegar entre 500 a 1000 quilômetros de altitude.

Exosfera

A exosfera é a última camada da atmosfera antes da entrada no espaço. Está situada entre 500 e 10 mil quilômetros de altitude. É marcada pela baixa pressão atmosférica.

Mesosfera

A mesosfera é a camada intermediária da atmosfera após a estratopausa e estratosfera. Está, em média, a 85 quilômetros de altitude a partir da superfície terrestre.

Ionosfera

A ionosfera é a camada superior da termosfera e permanece carregada de elétrons e átomos ionizados pela radiação solar. Aumenta ou diminui conforme a energia que absorve.

Os fenômenos conhecidos como aurora boreal e aurora austral ocorrem nessa camada da atmosfera terrestre.

Camada de Ozônio

Trata-se de uma barreira cuja função é espalhar a radiação ultravioleta irradiada pelo Sol. Sem ela, a vida na Terra não existiria da maneira como a conhecemos.

Leia também: