Troposfera


A troposfera é a camada mais baixa da atmosfera terrestre. Sua altura varia conforme o ponto de distância da superfície. Nos polos, por exemplo, chega a 7 quilômetros de altitude e a 16 quilômetros na região do Equador.

É essa base de gases que, combinados, resultam no início e na manutenção da vida como a conhecemos na Terra.

O significado de troposfera vem do grego e quer dizer mudança.

Composição Química

  • Oxigênio - 21%
  • Argônio - 0,9%
  • Vapor d'água - 0,4%
  • Dióxido de Carbono – 0,04%

Características

A troposfera é a camada mais densa da atmosfera terrestre. Essa densidade cai proporcionalmente à altitude.

Para cada mil metros de altitude aplicados na troposfera, a temperatura cai em média 6,5° C. Quanto mais alto o ponto, menor é a quantidade de gases. É por isso que dizemos que o ar fica rarefeito com a altitude.

Na camada densa da troposfera há intensa variação de temperatura. Tudo depende do ponto de distância da superfície.

Nos polos, a temperatura pode chegar a – 45° C no limite da altitude da troposfera. Na região do Equador, contudo, pode atingir – 75° C.

É na troposfera que concentra-se a maior parte do vapor d'água da atmosfera da Terra. A quantidade de vapor resulta do processo de evaporação e transpiração da superfície terrestre.

Também na troposfera ocorre toda a regulação do clima da Terra, como chuvas, ventos, neve e furacões. Os fenômenos climáticos resultam do processo de circulação de ar. Quando as massas de ar quente sobem ao mesmo tempo em que as massas de ar frio descem, ocorrem turbulências.

O fenômeno de movimentação das massas de ar (subida e descida) é denominado convecção.

Tropopausa

É a zona limite que fica entre a troposfera e a estratosfera. Também é chamada de zona de transição e camada de inversão.

Diferente do que ocorre na troposfera, a tropopausa é marcada por quase nenhuma variação climática. A temperatura cai 2 (graus) a cada mil metros de altitude. O ar é bastante seco nessa zona.

Camadas da Atmosfera

Além da troposfera, a atmosfera terrestre também é formada pelas camadas denominadas

Estratosfera

É a camada que aparece logo após a camada de transição com a troposfera, a tropopausa. A camada de ozônio está na estratosfera.

Mesosfera

A mesosfera é a camada que surge após a estratosfera. Tem cerca de 85 quilômetros de extensão.

Complemente sua pesquisa sobre a atmosfera da Terra. Consulte os artigos: