Alcinos

Lana Magalhães

Os alcinos ou alquinos são hidrocarbonetos acíclicos e insaturados devido à presença de uma ligação tripla em sua cadeia carbônica.

A fórmula geral dos alcinos é: CnH2n-2.

Características

As principais características dos alcinos são:

  • Incolores e inodoros
  • Insolúveis em água
  • Solúveis em compostos orgânicos
  • Inflamáveis
  • Extremamente reativos
  • Os alcinos com mais de 14 átomos de carbono são sólidos
  • Os pontos de fusão e ebulição são superiores aos dos alcenos correspondentes com o mesmo número de átomos de carbono na cadeia
  • O alcino mais simples é o etino ou acetileno

Saiba, leia também:

Nomenclatura

A nomenclatura dos alcinos segue a mesma regra dos demais hidrocarbonetos:

PREFIXO + INFIXO + SUFIXO

O prefixo indica a quantidade de carbonos na cadeia principal.

O infixo é dado pelo termo "in", que representa a ligação tripla. O sufixo é dado pela letra "o", o qual indica o composto hidrocarboneto.

Assim, o nome dos alcinos termina com o sufixo –ino.

A cadeia principal de um alcino é a mais longa e que apresenta a tripla ligação. A numeração começa a partir da extremidade mais próxima dessa ligação.

A posição da ligação tripla é indicada com o acréscimo de um número de localização que antecede o alcino e aponta o átomo de carbono.

Exemplos

tabela linha com HC idêntico CH fim da tabelaEtino

tabela linha com HC idêntico reto C menos célula com CH com 3 subscrito fim da célula fim da tabela Propino

tabela linha com HC idêntico reto C menos célula com CH com 2 subscrito fim da célula menos célula com CH com 3 subscrito fim da célula fim da tabelaBut-1-ino ou 1-butino

tabela linha com célula com CH com 3 subscrito fim da célula menos reto C idêntico reto C menos célula com CH com 3 subscrito fim da célula fim da tabelaBut-2-ino ou 2-butino

Quando os alcinos são ramificados, a ramificação também deve ser indicada:

tabela linha com célula com CH com 3 subscrito fim da célula menos célula com CH com 2 subscrito fim da célula menos reto C idêntico reto C menos CH menos célula com CH com 3 subscrito fim da célula linha com blank blank blank blank blank blank blank blank linha vertical blank blank linha com blank blank blank blank blank blank blank blank célula com CH com 3 subscrito fim da célula blank blank fim da tabela 2-metil-hex-3-ino ou 2-metil-3-hexino

Saiba mais sobre a Nomenclatura de hidrocarbonetos.

Aplicação

Os alcinos não são encontrados livremente na natureza, assim são produzidos em laboratório.

O alcino mais conhecido e utilizado é o acetileno ou etino. Ele possui diversas finalidades nas indústrias sendo comumente usado para a produção de borrachas sintéticas, fibras têxteis e plásticos.

O acetileno é um gás incolor, altamente combustível e com cheiro agradável quando em sua forma pura.

Leia também:

Lana Magalhães
Lana Magalhães
Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.