Butano


O butano (C4H10) ou n-butano é um gás incolor (sem cor) e inodoro (sem odor) altamente inflamável e obtido pelo aquecimento do petróleo e do gás natural.

Assim, ele é um derivado do petróleo e, portanto, é uma fonte de energia não-renovável (não se renova facilmente na natureza).

Principais Usos

O butano é um gás utilizado para o aquecimento e como combustível (doméstico e industrial), sendo mais comum nos botijões de gás para a cozinha.

Além de ser utilizado para cozinhar, o uso do butano é muito variável: combustível de isqueiros, matéria-prima na produção de borracha sintética, aquecimento piscinas e saunas, dentre outros.

Curioso notar que por ser um gás inodoro (sem odor) em sua composição é acrescido o etanotiol, para que as pessoas possam identificar uma fuga, posto que ele é altamente inflamável e tóxico.

Outra característica atribuída ao butano é que ele é um gás altamente volátil e inflamável que possui um elevado poder de provocar uma explosão.

Química: Estrutura e Composição

O butano é um hidrocarboneto saturado e alifático (átomos de carbono que se encontram dispostos em cadeias abertas lineares ou ramificadas) da família dos alcanos.

ButanoButano

Vale lembrar que os hidrocarbonetos são compostos orgânicos insolúveis em água e formados exclusivamente por átomos de carbono (C) e de hidrogênio (H).

Assim, o butano possui 4 átomos de carbono e 10 de hidrogênio, sendo sua de fórmula química: C4H10 ou CH3CH2CH2CH3.

Sua massa molar é de 58 g/mol, seu ponto de ebulição é de -0.5 °C e o ponto de fusão de -138 °C.

Muito comum haver confusão entre os dois tipos de isômeros de butanos (compostos que apresentam a mesma fórmula molecular, mas diferem na fórmula de estrutura).

Apesar de ambos serem gases, o butano normal (ou n-butano) é expresso pela seguinte fórmula estrutural CH3CH2CH2CH3; enquanto o 2-metilpropano (ou isobutano) possui uma cadeia ramificada, sendo expresso pela fórmula (CH3)3CH.

ButanoIsobutano

Veja abaixo a fórmula estrutural dos dois isômeros:

Butano

Entenda melhor sobre o assunto: