Animais Ovovivíparos


Os animais ovovivíparos são aqueles cujo desenvolvimento embrionário ocorre dentro de ovos que se desenvolvem dentro do corpo materno. Nos ovovivíparos o embrião se alimenta a partir das reservas nutritivas do ovo e não do corpo materno. Os ovos eclodem ainda dentro do corpo materno e depois que nascem são como os adultos.

Diferem dos animais vivíparos que o embrião é alimentado através da placenta e depende da mãe para se desenvolver e dos ovíparos, cujos ovos garantem a nutrição dos embriões e são depositados no meio externo.

Exemplos de Animais Ovovivíparos

Tubarão

Animais OvovivíparosNo ciclo de vida do tubarão, o embrião sai do ovo e se alimenta dentro do corpo materno através do saco vitelínico, ao qual permanece ligado até o nascimento.

A maioria dos tubarões e muitas raias são ovovivíparos. Isso significa que a fecundação é interna e os ovos produzidos permanecem dentro do corpo da mãe. São os ovos que garantem a alimentação dos embriões através do saco vitelínico, que contém uma grande reserva nutritiva.

Os embriões saem do ovo e permanecem dentro do corpo materno completando o desenvolvimento. Para tal, eles permanecem ligados ao saco vitelínico recebendo nutrição. Existem situações em que alguns embriões comem o saco vitelínico dos outros e até mesmo outros embriões, um exemplo de canibalismo.

Cavalo-marinho

Animais OvovivíparosCavalo-marinho macho carregando os ovos.

Muitos biólogos não consideram o cavalo-marinho como ovovivíparo, uma vez que os ovos são carregados na bolsa e não dentro do corpo da fêmea, assim ele seria um ovíparo que cuida dos ovos.

Os cavalos-marinhos machos possuem uma dobra de pele, como uma bolsa, onde as fêmeas depositam os óvulos. Em seguida os espermatozoides são lançados por cima e ocorre a fecundação. Desse modo são os machos que carregam os ovos na bolsa até que os bebês se desenvolvam, são eles que ficam "grávidos".

Leia também:

Cobras e Lagartos

Animais OvovivíparosAnimais Ovovivíparos

Embora muitos sejam ovíparos, algumas espécies de lagarto e também algumas cobras como as jararacas também carregam os ovos dentro do corpo materno. Ao completar o desenvolvimento, as fêmeas dão à luz bebês semelhantes aos pais.

Moluscos

Algumas poucas espécies de caracóis são ovovivíparas.