Cursos para quem gosta de ler e escrever


Se você é uma daquelas pessoas que não consegue passar um dia sem ler ou mesmo escrever, provavelmente, você deve escolher cursos da área de humanas. Isso porque muitos deles contemplam essas atividades.

No entanto, não devemos esquecer que muitas profissões da área de biológicas também apresentam uma grande carga de leitura, por exemplo, medicina, biologia, veterinária, etc.

Aqui vamos focar em 12 cursos da área de humanas mais procurados pelos amantes da leitura e da escrita.

1. Letras

livros

O curso de Letras foca nos estudos sobre língua portuguesa, línguas estrangeiras, linguística e literaturas.

Portanto, esse curso exige muita leitura e escrita por parte do estudante. Existem duas opções: a licenciatura e o bacharelado. A primeira, habilita o profissional a dar aulas, já a segunda, em investigação e teorias da linguagem e literárias.

O profissional formado em letras licenciatura pode dar aulas de língua portuguesa, línguas estrangeiras, literatura e produção de textos. Como bacharel, ele pode realizar traduções, ser escritor e crítico literário.

Leia também:

2. Jornalismo

Jornais

O curso de jornalismo compreende a investigação e divulgação das notícias. Para isso, esse profissional tem que estar preparado para ler e escrever bastante. Por isso, o domínio da língua portuguesa é necessário.

Assim, além das matérias relacionadas com a comunicação, investigação e divulgação, há também aulas de língua portuguesa.

O jornalista coleta as informações sobre determinada notícia de interesse público, redige e edita reportagens. Ele também pode trabalhar como entrevistador para a divulgação de informações em veículos de comunicação, como jornais, revistas, etc.

Leia também:

3. Cinema e Audiovisual

cinema

Para os estudantes do curso de cinema e audiovisual, gostar de ler e escrever são duas tarefas essenciais.

O curso contempla disciplinas como história do cinema, mídias audiovisuais e roteirização.

Assim, ele prepara profissionais para atuar nas áreas da elaboração e produção de produtos audiovisuais, como documentários, filmes, animações, etc.

Além de roteiros, esse profissional pode trabalhar em outras áreas complementares como cenografia, figurino, sonorização, fotografia, dentre outros.

Leia também:

4. Publicidade e Propaganda

ideias

O curso de publicidade e propaganda contempla a criação e divulgação de matérias de cunho publicitário, que podem ser campanhas ou mesmo propagandas.

Assim, além de muita criatividade, o estudante desse curso deve gostar de ler e escrever. Isso porque ele precisa estudar bastante sobre o público alvo e a produção de textos.

Por meio das palavras e imagens, ele apresenta o produto ao mesmo tempo que conquista os consumidores.

Leia também:

5. Rádio e TV

Radialista

Um curso de comunicação social que pode ser escolhido pelos amantes da leitura e da escrita é o de Rádio e TV.

Esse profissional pode trabalhar em rádios e programas televisivos realizando atividades de criação, produção e edição.

A elaboração desses programas também requer muita criatividade, organização e conhecimentos de arte e cultura.

Esses profissionais preparam a programação, realizam roteiros e editam programas. Também podem trabalhar como locutores e apresentadores de programas de rádio e televisão.

Leia também:

6. Produção Editorial

produção editorial

O curso de produção editorial está voltado para elaboração, publicação e divulgação de material de obras impressas ou mesmo eletrônicas, como livros, revistas, etc.

Esse curso envolve atividades de criação, produção, organização, edição e divulgação de materiais. Esse profissional pode ser responsável pela produção de conteúdo, sendo um escritor, ou ainda, trabalhar com a revisão e edição dos textos.

Trabalhos em editoras são os mais comuns. Entretanto, com o advento da tecnologia, conhecimentos de ambientes digitais e o domínio de ferramentas podem ser boas alternativas para acompanhar esse mercado em expansão.

Entenda melhor sobre o Texto Editorial.

7. Teatro

apresentação de teatro

O curso de teatro pode ter diversos focos, como direção teatral, produção de textos de dramaturgia, crítica de teatro e produção de espetáculos.

No entanto, seja qual for o caminho escolhido, o curso exige muita leitura e escrita.

Isso porque os estudantes devem conhecer as principais obras de dramaturgias para a elaboração de peças. Além de peças teatrais, esse profissional pode escrever novelas e filmes.

Outra vertente que pode ser contemplada é dar aulas de teatro. Como professor, esse profissional deve estar preparado para pesquisar, ler, escrever e participar da direção de espetáculos.

Leia também:

8. História

História

Seja licenciatura ou bacharelado, o estudante que escolher fazer um curso de História deve estar preparado para uma grande carga de leitura e ainda, de escrita.

Esse curso aborda os diversos momentos da história do homem e seus principais aspectos. Portanto, o historiador estuda o passado humano, como as principais realizações, a cultura de diversos povos, a economia, as guerras ao longo da história do mundo, etc.

Esse profissional investiga documentos sejam manuscritos, jornais, revistas, etc. Assim, ele deve estar preparado para ler bastante e interpretar informações, objetos, fotos, filmes, etc.

Leia também:

9. Direito

Direito

O estudante das leis, sem dúvidas, terá uma carga grande de leitura durante o curso. Isso porque para atuar na área do Direito é necessário conhecer a fundo a legislação que rege o nosso país, bem como as mais importantes a nível mundial.

Além da leitura, ele deve estar preparado para escrever de maneira formal, pois terá de redigir alguns documentos necessários, como contratos, petições, etc.

Esse profissional trabalha diretamente com a legislação para a resolução de problemas e conflitos. O curso de Direito abrange muitas áreas, como direito trabalhista, criminal, penal, imobiliário, etc.

Leia também:

10. Ciências Sociais

Ciências sociais

O curso de Ciências Sociais está voltado para a compreensão das relações e estruturas sociais. Para isso, a leitura e a escrita são tarefas essenciais, visto que esse profissional realiza muitas leituras teóricas e pesquisas sobre as sociedades.

Compreender as origens, história, desenvolvimento das sociedades e as relações sociais, econômicas, políticas e culturais, faz com que esse curso tenha uma grande carga de leitura.

Além de pesquisador, esse profissional pode atuar ministrando aulas como professor de sociologia e antropologia nos ensinos fundamental e médio.

Leia também:

11. Filosofia

O pensador na filosofia

O curso de filosofia envolve o trabalho de reflexão e compreensão do pensamento humano e sua essência. O estudante tem que estar preparado para muita leitura e escrita.

Isso porque além de estudar a história da filosofia, as correntes de pensamento e os grandes filósofos da humanidade, ele analisa e reflete as questões que envolvem a metafísica, a epistemologia, a ética, a moral, etc.

Esse profissional está habilitado para o ensino e a pesquisa. Como professor, ele pode atuar dando aulas nas escolas e/ou centros educacionais. Como pesquisador, ele investiga o pensamento humano ao longo da história, podendo também trabalhar como crítico.

Leia também:

12. Biblioteconomia

Biblioteconomista

O curso de biblioteconomia está voltado para o trabalho de organização e categorização de obras em bibliotecas e centros de documentação, que podem ser livros, jornais, revistas, documentos, materiais digitais, etc.

Nesse caso, as técnicas e gestão de informação apresentadas no curso são os temas mais importantes e que exigem grande carga de leitura.

Ao mesmo tempo que organiza, ele pode trabalhar na administração e gestão de bibliotecas, bem como na conservação e preservação de materiais impressos.

Com o advento da tecnologia, além de bibliotecas, esse profissional pode atuar na criação e manutenção de arquivos digitais.

Leia também: