Ionização


A ionização é uma reação química que origina íons a partir de substâncias moleculares colocadas em água.

Assim, podemos dizer que a ionização é o processo de formação de íons.

Os ácidos são exemplos de substâncias que sofrem ionização quando colocados em água.

Processo de ionização

Veja como ocorre o processo de ionização através do seguinte exemplo:

Quando colocado em água, o ácido clorídrico (HCl) sofre ionização. A ligação química entre o H e Cl é quebrada e formam-se os íons H+ e Cl-, que são circundados pela água.

HCl espaço seta para a direita com reto H com 2 subscrito reto O sobrescrito espaço reto H à potência de mais espaço mais espaço Cl à potência de menos

Como vimos, o H+ perdeu um elétron e o Cl- recebeu um elétron. Porém, o H+ precisa se estabilizar e por isso une-se à água.

Assim, a reação de ionização do HCl também pode ser representada da seguinte forma:

HCl mais espaço reto H com 2 subscrito reto O seta para a direita reto H com 3 subscrito reto O à potência de mais espaço mais espaço Cl à potência de menos

Agora observamos a formação do cátion hidrônio (H3O+), resultado da união do H+ e de H2O.

É importante ressaltar também que nesse exemplo o Cl recebe o elétron porque é o elemento mais eletronegativo, ou seja, ele apresenta tendência a ganhar elétrons. Por isso, atraiu com facilidade os elétrons para si.

Leia também:

Confira outros exemplos de ionização:

1) HNO com 3 subscrito espaço seta para a direita com espaço reto H com 2 subscrito reto O espaço sobrescrito espaço reto H à potência de mais espaço mais espaço NO com 3 subscrito à potência de menos espaço

2) reto H com 2 subscrito SO com 4 espaço subscrito fim do subscrito seta para a direita com reto H com 2 subscrito reto O sobrescrito espaço espaço 2 reto H à potência de mais espaço mais espaço SO com 4 subscrito à potência de menos 2 fim do exponencial

A energia de ionização ou potencial de ionização é uma propriedade periódica que indica a quantidade de energia necessária para transferir o elétron de um átomo em estado fundamental.

Dissociação e Ionização

A dissociação é um fenômeno físico, não é uma reação química. Ela refere-se a liberação de íons já existentes, a partir de compostos iônicos em água.

A principal diferença entre a dissociação e a ionização é:

  • Ionização: são formados íons;
  • Dissociação: os íons já existentes, se separam.

O processo de dissociação ocorre apenas com sais e bases. Exemplo: NaCl, o sal de cozinha.

NaCl espaço seta para a direita espaço Na à potência de mais espaço mais espaço Cl à potência de menos

A dissociação e a ionização são processos importantes para que as reações químicas possam ocorrer, pois os íons livres são mais reativos do que moléculas.

Leia também: