Mediatriz
Mediatriz é uma reta perpendicular a um segmento de reta e que passa pelo ponto médio deste segmento.
Todos os pontos pertencentes a mediatriz são equidistantes das extremidades deste segmento.
Lembrando que, diferente da reta, que é infinita, o segmento de reta é limitado por dois pontos de uma reta. Ou seja, ele é considerado uma parte da reta.
Como construir a mediatriz?
Podemos construir a mediatriz de um segmento de reta usando régua e compasso. Para isso, siga os seguintes passos:
- Desenhe um segmento de reta e nas suas extremidades marque o ponto A e o ponto B.
- Pegue um compasso e faça uma abertura que seja um pouco maior que a metade da medida do segmento.
- Com essa abertura, coloque a ponta seca do compasso no ponto A e trace um semicírculo. Permanecendo com a mesma abertura no compasso, faça a mesma coisa no ponto B.
- Os semicírculos traçados se cruzaram em dois pontos, um acima do segmento de reta e outro abaixo. Com a régua, una esses dois pontos, essa reta traçada é a mediatriz do segmento AB.
Mediatriz de um triângulo
As mediatrizes de um triângulo são retas perpendiculares traçadas passando pelo ponto médio de cada um dos seus lados. Desta forma, um triângulo possui 3 mediatrizes.
O ponto de encontro dessas três mediatrizes é chamado de circuncentro. Este ponto, que está a uma mesma distância de cada um dos seus vértices, é o centro da circunferência circunscrita no triângulo.
Mediana, bissetriz e altura de um triângulo
Em um triângulo, além das mediatrizes, podemos construir medianas, que são segmentos de retas que também passam pelo ponto médio dos lados.
A diferença é que enquanto a mediatriz forma um ângulo de 90º com o lado, a mediana une o vértice ao ponto médio dos lados opostos formando um ângulo que pode ou não ser de 90º.
Podemos ainda traçar alturas e bissetrizes. A altura também é perpendicular aos lados do triângulo, mas que parte do seu vértice. Diferente da mediatriz, a altura não passa necessariamente pelo ponto médio do lado.
Partindo do vértice, podemos traçar as bissetrizes internas, que são segmentos de retas que dividem os ângulos do triângulo em dois outros ângulos de mesma medida.
Em um triângulo, podemos traçar três medianas e elas se encontram em um ponto chamado baricentro. Este ponto é denominado o centro de gravidade de um triângulo.
O baricentro divide as medianas em duas partes, visto que a distância do ponto ao vértice é o dobro da distância do ponto ao lado.
Enquanto o ponto de encontro das alturas (ou de seus prolongamentos) é chamado de ortocentro, o encontro das bissetrizes internas é chamado de incentro.
Exercícios resolvidos
1) Epcar - 2016
Um terreno com formato de um triângulo retângulo será dividido em dois lotes por uma cerca feita na mediatriz da hipotenusa, conforme mostra figura.
Sabe-se que os lados AB e BC desse terreno medem, respectivamente, 80 m e 100 m. Assim, a razão entre o perímetro do lote I e o perímetro do lote II, nessa ordem, é
2) Enem - 2013
Nos últimos anos, a televisão tem passado por uma verdadeira revolução, em termos de qualidade de imagem, som e interatividade com o telespectador. Essa transformação se deve à conversão do sinal analógico para o sinal digital. Entretanto, muitas cidades ainda não contam com essa nova tecnologia. Buscando levar esses benefícios a três cidades, uma emissora de televisão pretende construir uma nova torre de transmissão, que envie sinal às antenas A, B e C, já existentes nessas cidades. As localizações das antenas estão representadas no plano cartesiano:
A torre deve estar situada em um local equidistante das três antenas. O local adequado para a construção dessa torre corresponde ao ponto de coordenadas
a) (65 ; 35).
b) (53 ; 30).
c) (45 ; 35).
d) (50 ; 20).
e) (50 ; 30).
Leia mais sobre alguns temas relacionados:
GOUVEIA, Rosimar. Mediatriz. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/mediatriz/. Acesso em: