Nafta


O Nafta é um bloco econômico denominado de "Tratado Norte-Americano de Livre Comércio" (em inglês "North American Free Trade Agreement") que entrou em vigor no ano de 1994.

Países do NAFTA

Atualmente, os países que compõem esse bloco são: Estados Unidos, Canadá e México sendo o Chile o país que está em fase de estruturação e futuramente poderá ser membro do NAFTA.

Objetivos do NAFTA

  • Livre comércio
  • Aumentar a exportação
  • Aquecer a economia
  • Eliminar barreiras alfandegárias
  • Reduzir custos comerciais
  • Maior integração dos países
  • Aumentar as oportunidades de investimentos
  • Diminuir a entrada de imigrantes ilegais

História

O Nafta começa com o "Acordo de Liberação Econômica" firmado entre os Estados Unidos e o Canadá no ano de 1988. Por conseguinte, em 1992 o México torna-se um membro do bloco e, a partir disso, o Nafta objetiva principalmente a livre circulação comercial entre os países no prazo de 15 anos. Pesquisadores afirmam que o Nafta foi uma resposta à criação da União Europeia, bloco econômico que no momento apresentava resultados positivos e se destacava no cenário econômico.

Embora essa união tenha levado a alguns desentendimentos, uma vez que parte da população mexicana não estava de acordo com o Nafta pois para muitos, tendo em conta as diferenças econômicas entre os países (Os Estados Unidos, a maior potência mundial ao lado de uma economia emergente mexicana) o tratado significava um controle "colonialista" e tendencioso a favor dos interesses estadunidenses.

Por outro lado, o Canadá, mesmo sendo considerado um país com alto índice de qualidade de vida, economia crescente, dentre outros fatores, ainda depende dos recursos exportados pelos Estados Unidos. No caso do México, detentor de grandes jazidas de petróleo, exporta grande parte do produto para os Estados Unidos além de ser grande fonte de mão de obra barata para os países desenvolvidos.

A despeito de alguns desentendimentos, a criação do Nafta favoreceu o desenvolvimento de regiões, aumentou o número de empregos e o fluxo de mercadorias e ainda, durante a crise cambial Mexicana em 1994, os Estados Unidos forneceu ajuda financeira necessária ao país.

Curiosidades

  • A Alca (Área de Livre Comércio das Américas) foi uma proposta feita pelos Estados Unidos, em 1994, que objetivava a união da América (exceto Cuba) num grande Bloco Econômico (Nafta e Mercosul). Todavia, o projeto não foi concretizado uma vez que as políticas apresentados pelos norte-americanos favoreciam, em grande parte, os interesses dos Estados Unidos.
  • Segundo o Banco Mundial, o Nafta possui uma população de 418 milhões de habitantes e um Produto Interno Bruto (PIB) de 10,3 trilhões de dólares.

Que tal ler também Globalização?