Nucléolo Celular


O nucléolo é uma estrutura celular que está presente no núcleo das células eucariontes. Em cada núcleo geralmente existe somente um nucléolo.

Funções

O nucléolo é uma das mais importantes organelas presentes no núcleo das células eucariontes.

No nucléolo das células são produzidos os RNA’s ribossômicos. Portanto, a função mais importante dessas estruturas é auxiliar na produção de RNA.

Além disso, ele armazena esse material e coordena os processos de reprodução celular através da síntese de proteínas.

Lembre-se que os ribossomos são uma organela celular que auxiliar na produção e na síntese das proteínas nas células.

Eles são formados por moléculas de RNA ribossômico dobrado, associado às proteínas. Feita essa observação, podemos concluir que o nucléolo atua indiretamente na síntese de proteínas.

Saiba mais sobre a Síntese Proteica.

Estrutura

Os nucléolos são estruturas densas, pequenas e esféricas formados por proteínas, DNA e RNA. Essa organela nuclear não é delimitada por membrana e apresenta um aspecto esponjoso.

Nucléolo CelularNúcleo Celular

Os nucléolos estão presentes nas células quando estas não estão realizando a divisão celular. Sendo assim, ele desaparece no início da divisão celular e se recompõe apenas no final desse processo.

Saiba mais sobre as Organelas Celulares.

Nucléolo e Cromatina

A cromatina é formada por moléculas de DNA que estão associadas às proteínas histonas. Trata-se de uma região celular que atua como organizadora do nucléolo.

Núcleo Celular e Nucleoplasma

O núcleo celular é a região celular das células eucariontes onde se encontra o material genético (DNA) dos organismos tanto unicelulares como multicelulares.

Dentro dele, está presente o nucleoplasma, um tipo de substância em que está mergulhado o material genético e outras estruturas celulares.

Saiba tudo sobre as células com a leitura dos artigos: