O Pensador: escultura de Auguste Rodin
Uma das esculturas mais conhecidas da história da arte ocidental sem dúvida é O Pensador, do artista francês Auguste Rodin.
A primeira versão dessa obra foi concebida em 1880 e intitulada originalmente de O poeta. Possuía cerca de 70 cm de altura. Mais tarde, a peça ganhou uma versão individual, com 1,89 m de altura.
Na época, Rodin foi incumbido de fazer um grande portal com 180 personagens esculpidas em bronze, a chamada A porta do inferno, que integraria o acervo do Museu de Arte Decorativa em Paris.
Nesse trabalho, um dos elementos é a escultura que hoje conhecemos como O Pensador, que se destaca na parte superior da composição.
![o pensador](https://static.todamateria.com.br/upload/op/en/opensadorderodin.jpg)
A porta do inferno exibe como tema A Divina Comédia, do escritor italiano Dante Alighieri. O conjunto da obra foi produzido entre 1880 e 1917, levando 37 anos para ser finalizado.
Especula-se que o homem retratado seja uma representação de Dante Alighieri. Entretanto, há também a hipótese de que seja a figura de Adão pensando sobre suas atitudes, ou ainda, do próprio artista.
![a porta do inferno](https://static.todamateria.com.br/upload/po/rt/portadoinfernocke-0.jpg?auto_optimize=low)
Rodin era grande admirador das esculturas de Michelangelo e isso se refletiu em O Pensador. É possível notar influências de ao menos duas de suas obras: Lorenzo de Medici e Crouching Boy.
![Lorenzo de Medici, Michelangelo](https://static.todamateria.com.br/upload/mi/ch/michelangelo-cke.jpg?auto_optimize=low)
![Crouching Boy, Michelangelo](https://static.todamateria.com.br/upload/mi/ch/michelangeloescultura-cke.jpg?auto_optimize=low)
O Pensador e a atividade reflexiva - Análise da obra
Nessa obra, há a representação de um homem nu que apoia sua cabeça em uma das mãos e exibe uma postura corporal e mental pensativa. O sujeito aparenta estar mergulhado em intensa ação meditativa e prestes a tomar uma importante decisão.
Seu corpo forte e musculoso sugere que o pensamento que o invade poderá ser o impulso para uma atitude a ser tomada em breve. Esse dualismo entre o pensamento e a ação é acentuado na obra e torna ainda mais potente a atividade reflexiva.
Rodin conhecia o potencial e a força de sua criação. Ele afirmou:
O que faz o meu pensador pensar é que ele pensa não só com o cérebro, com as sobrancelhas, as narinas distendidas e os lábios comprimidos, mas com cada músculo de seus braços, costas e pernas, com o punho cerrado e o aperto dos dedos do pé.
![o pensador, detalhes da obra](https://static.todamateria.com.br/upload/op/en/opensadorderodin-0.jpg?auto_optimize=low)
Réplicas de O Pensador
O Pensador foi exibido separadamente pela primeira vez em 1888, em uma exposição individual. Depois disso, o artista recriou sua obra outras vezes, sendo que a mais conhecida tem 1,89 metros de altura.
Terminada em 1902 e apresentada ao público em 1904, a escultura foi levada ao Hotel Biron em 1922, local que mais tarde foi transformado no Musée Rodin.
![O pensador de Rodin](https://static.todamateria.com.br/upload/ro/di/rodinmuseum-cke.jpg?auto_optimize=low)
Esse trabalho é tão consagrado e importante na carreira do artista que há uma versão situada em seu túmulo, na França.
![túmulo de rodin](https://static.todamateria.com.br/upload/tu/mu/tumuloderodin-cke.jpg?auto_optimize=low)
Existem diversas réplicas da célebre escultura em muitas partes do mundo. No Brasil, há também uma feita no molde original que se encontra em Pernambuco, no Instituto Ricardo Brennand.
![o pensador no brasil](https://static.todamateria.com.br/upload/in/st/institutoricardobrennand3cke.jpg?auto_optimize=low)
Quem foi Auguste Rodin?
Auguste Rodin foi um artista francês que viveu de 1840 a 1917. Foi considerado o precursor da escultura no movimento da arte moderna. Sua obra O Pensador pertence a tal movimento.
O artista contribuiu muito para uma transformação na escultura vigente, trazendo novos contornos e maneiras de representação do corpo humano e exibindo torções e movimentos com insinuações expressionistas.
![Rodin](https://static.todamateria.com.br/upload/au/gu/augusterodin.jpg?auto_optimize=low)
Ainda assim sofreu grande influência dos mestres do passado. Pode-se dizer que ele conseguia unificar a tradição com novos métodos de criação.
Certa vez, afirmou:
Uma arte que tem vida não reproduz o passado; ela dá continuidade a ele.
O trabalho do escultor foi bastante criticado, pois entrava em conflito com o tipo de arte que era produzido até então. Rodin ponderava as críticas que recebia, mas sempre foi fiel ao seu estilo.
AIDAR, Laura. O Pensador: escultura de Auguste Rodin. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/o-pensador/. Acesso em: