O que é Pintura?

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, fotógrafa e artista visual

A pintura é uma manifestação artística muito antiga que utiliza técnicas de coloração com pigmentos líquidos, em pó ou em pasta em uma superfície.

Essa linguagem acompanhou o desenvolvimento das sociedades por séculos, sendo uma das mais expressões de maior destaque nas artes.

No entanto, a partir do século XIX, com a criação da fotografia, a pintura sofreu um declínio. Atualmente, com a evolução da tecnologia, ela adquire diversas técnicas, modelos e tendências.

Tipos de pintura

As pinturas podem ser figurativas (com representações da realidade) ou abstratas (sem figuras reconhecíveis). Os gêneros mais difundidos de pinturas são:

  • natureza-morta;
  • retrato;
  • paisagem.

Técnicas de pintura

As principais técnicas de pintura são:

  • Aquarela - a tinta é dissolvida em água, produzindo um efeito suave e fluido.
  • Afresco - pigmentos misturados em argamassa para pintura mural permanente.
  • Pintura a óleo - tinta feita a base de óleo para pintura luminosa de longa duração.
  • Pintura à têmpera - pigmentos misturados em aglutinantes (como gema de ovo) para efeito opaco e vibrante.
  • Pintura de tinta acrílica - pigmentos misturados em meio sintético para uma pintura de rápida secagem e cores vibrantes.

Pintura rupestre

As pinturas mais antigas, feitas ainda na pré-história, são chamadas de rupestres. Elas foram desenhadas por diversos povos da antiguidade e eram geralmente feitas nas paredes das cavernas.

Cueva de las manos, pintura rupestre na Patagônia
Cueva de las manos, pintura rupestre na Patagônia (Argentina) datada de 9 mil anos. Foto: shutterstuck

Os pigmentos das pinturas e os materiais eram bem diferentes dos utilizados hoje. Na pré-história, os materiais mais utilizados eram pedras, sangue, mistura de vegetais, dentre outros elementos orgânicos.

Leia também: Arte rupestre

Pintura figurativa

O nascimento de vênus de Boticcelli
O Nascimento de Vênus (1483), de Sandro Botticelli

A pintura figurativa (ou figurativismo) é aquela em que notamos a presença de formas da natureza, sejam pessoas, objetos, vegetação. As pinturas figurativas já eram produzidas na pré-história, onde surgiam cenas de luta, caça e rituais.

Baseada, portanto, nas cópias das diversas representações da natureza, a arte figurativa acompanhou a evolução da sociedade mesmo com o surgimento do abstracionismo no início do século XX.

Pintura abstrata

Obra sem título de Lee Krasner (1964)
Obra sem título de Lee Krasner (1964)

Na pintura abstrata, a arte pictórica é determinada pela ausência de formas reconhecíveis.

Ao contrário da pintura figurativa, onde encontramos as formas conhecidas, no abstracionismo a pintura é não-representacional, sendo formada basicamente por linhas, formas e cores.

Ainda que esse estilo tenha sido encontrado nas pinturas da pré-história, foi no século XX com vertentes de vanguarda que o abstracionismo surge em forma de movimento artístico.

Pintura corporal e body art

A pintura corporal (body paint) é uma expressão onde a “tela” utilizada pelo artista é o corpo. Esse tipo de pintura é muito antigo, sendo utilizado por diversos povos da antiguidade.

Em diversas culturas, além da beleza, outras finalidades são encontradas para a pintura do corpo, por exemplo, para identificar a hierarquia, o sexo, a idade. Os povos indígenas brasileiros usam a pintura corporal intensamente.

pintura corporal indígena do povo Pataxó
Pintura corporal indígena do povo Pataxó. Foto: shutterstuck

Da mesma forma, a body art (arte do corpo) utiliza o corpo como suporte de criação artística. Esse estilo ganhou força no século XX nos Estados Unidos, se espalhando pelo mundo.

Para conhecer um tipo de arte mais espontânea e informal do ponto de vista acadêmico, leia Arte Naif.

Materiais e cores na pintura

Os materiais e suportes mais utilizados para a realização de pinturas são tintas variadas, pincéis, espátulas, rolos, telas, papéis de diversas gramaturas, paredes, murais e objetos diversos.

pincéis sujos de tinta
Foto: shutterstuck

As cores são elementos fundamentais da pintura. Elas são muito importantes para criar profundidade, volume e oferecer movimento às pinturas.

Leia também: Quais são as cores, seus tipos, características e significados

Desenho e pintura

O que difere principalmente os desenhos da pintura são os materiais utilizados. Assim, enquanto no desenho os pigmentos são geralmente secos (lápis, giz, caneta), na pintura as tintas geralmente são líquidas ou pastosas.

Entretanto, vale observar que com o desenvolvimento da sociedade e consequentemente do conceito de arte, essas diferenças foram atenuadas, posto que atualmente existem amplas técnicas de pintura, sobretudo, expressas pela arte digital.

Leia também:

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.