O que é Pintura?


A pintura é uma manifestação artística muito antiga que utiliza técnicas de coloração em uma superfície bidimensional. Esse tipo de manifestação acompanhou o desenvolvimento das sociedades, no entanto, a partir do século XIX, com a criação da fotografia, ela sofreu um declínio. Atualmente, com a evolução da tecnologia a pintura adquire diversas técnicas, modelos e tendências.

Classificação

As pinturas podem ser Figurativas (com representações da realidade) ou Abstratas (não representacional). Os gêneros mais difundidos de pinturas são: natureza-morta, retratos, paisagem, dentre outros.

Pintura e Estética

A estética é um conceito que está vinculado à beleza e, portanto, é fundamental mas artes, por exemplo, na criação de imagens e combinação de tons, matizes, texturas. O conceito de “belo” está apoiado na estética clássica grega e romana, a qual fundamentou outros momentos posteriores da história da arte, por exemplo, o Renascimento Cultural.

Materiais e Cores

Os materiais mais utilizados para a realização de pinturas são os pincéis, espátulas, rolo, tela, papel, parede, murais, tinta.

O que é Pintura?

As cores designam elementos fundamentais da pintura. Elas são extremamente importantes para criar profundidade, volume e oferecer movimento às pinturas. Para aprofundar seus conhecimentos no assunto, acesse os artigos:

Desenho e Pintura: Diferença

O que difere principalmente os desenhos da pintura são os materiais utilizados. Assim, enquanto no desenho os pigmentos são geralmente secos (lápis, giz, caneta), na pintura as tintas são líquidas.

Entretanto, vale observar que com o desenvolvimento da sociedade e consequentemente do conceito de arte, essas diferenças foram atenuadas, posto que atualmente existem amplas técnicas de pintura sobretudo, expressas pela arte digital.

Saiba O que é Arte?

Pintura Rupestre

O que é Pintura?

As pinturas mais antigas conhecidas são denominadas de arte rupestre. Elas foram desenhadas por diversos povos da antiguidade e geralmente eram feitas nas paredes das cavernas. Nesse sentido, importante destacar a necessidade do homem primitivo de exteriorizar seu mundo.

Certamente, os pigmentos das pinturas e os materiais utilizados eram bem diferentes dos quais utilizamos hoje. Na pré-história, os materiais mais utilizados para desenhar e pintar as paredes eram pedras, sangue, mistura de vegetais, dentre outros.

Pintura Figurativa

O que é Pintura?

A pintura figurativa (ou figurativismo) é aquela em que notamos a presença de formas da natureza, seja homens, objetos, vegetação. As pinturas figurativas já eram produzidas pelos homens da pré-história, os quais representavam cenas de luta, caça e rituais.

Baseada, portanto, nas cópias das diversas representações da natureza, a arte figurativa acompanhou a evolução da sociedade atingindo seu declínio no século XX, com a introdução do abstracionismo. No entanto, ela continua sendo largamente produzida em todos os cantos do mundo.

Pintura Abstrata

O que é Pintura?

Na pintura abstrata, a arte pictórica é determinada pela ausência de formas da natureza. Ao contrário da pintura figurativa, em que encontramos as formas conhecidas, no abstracionismo a pintura é não-representacional, sendo formada basicamente por linhas e cores.

Ainda que esse estilo tenha sido encontrado nas pinturas da pré-história, foi no século XX com movimentos de vanguarda que o abstracionismo adquire seu apogeu.

Pintura Corporal e Arte do Corpo

O que é Pintura?

A Body Paint (Pintura Corporal) é um tipo de expressão artística onde a “tela” utilizada pelo artista é o corpo. Esse tipo de pintura é muito antigo, visto ser utilizada por diversos povos da antiguidade.

Em diversas culturas, além da beleza, outras finalidades são encontradas para a pintura do corpo, por exemplo, para identificar a hierarquia, o sexo, a idade.

Da mesma forma, a Body Art (Arte do Corpo) utiliza o corpo como suporte de criação artística. Esse estilo ganhou força no século XX nos Estados Unidos, se espalhando pelo mundo.

Técnicas de Pintura

As principais técnicas de pintura são:

  • Aquarela
  • Afresco
  • Pintura a óleo
  • Pintura à têmpera
  • Pintura de tinta acrílica
  • Pintura mural

Para conhecer um tipo de arte mais espontânea e informal do ponto de vista acadêmico, leia Arte Naif.

Leia também Muralismo e Tipos de Arte.