Pintura Contemporânea


A pintura está entre as mais de 50 formas da arte contemporânea manifestadas a partir do século XX. Não há um consenso entre curadores, críticos e historiadores sobre o início da influência contemporânea na arte e o fim do período denominado arte moderna, o que abrange, obviamente, a pintura.

Arte Contemporânea

O termo pós-modernismo na arte também contribui para a discordância do "prazo" de enquadramento da arte contemporânea. Por isso, há artistas classificados entre os dois períodos. A definição, portanto, é elástica enquadrada a partir do fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, para os museus. Entre os críticos de arte, os anos 60 são o marco de passagem entre o moderno e o contemporâneo.

Embora elástico, o período de transição entre a arte moderna e a contemporânea coincide com a principal transformação do setor no século XX. Ou seja, a passagem do centro principal da arte de Paris para Nova York.

Entre os nomes que mais influenciaram esse momento histórico está Jackson Pollosk (1912 - 1956), líder do expressionismo abstrato. Andy Warhol (1928 - 1987) também é figura de destaque quando rompe com a arte tradicional, de caráter comercial que mergulha Nova York na divisão entre o formalismo e o anti-formalismo nas décadas de 60 e 70.

Principais Movimentos

Os pintores contemporâneos ainda refletem as influências da pintura moderna, surrealismo, impressionismo e cubismo. Entre as muitas escolas que caracterizam a pintura contemporânea estão: pop arte, arte conceitual, arte moderna, minimalismo, neo-dadaísmo, Arte Povera e Land Arte na década de 70; hiper realismo, ultra-minimalismo, escola de Londres, realismo contemporâneo, pós-minimalismo, neo-subjetivismo, neo-expressionismo e grafismo, a partir de década de 70; desconstrutivismo, neo-pop, na década de 80; Body Art, stuckismo e arte digital a partir de 2000.

Pintores Contemporâneos

Os pintores considerados por críticos e historiadores como os principais nomes Francis Bacon (1909 – 1992), RB Kitaj, Roy Lichetsntein (1923 - 1997), Andy Warhol (1928 - 1987), David Hockney, Frank Auerbach, Fernando Botero, Gerhard Richter, Georg Baselistz, Jack Vettriano, Jenny Saville, Cy Twombly (1928 - 2011), Frank Stella e Sean Scully.

Pintura ContemporâneaObra de Frank Stella

Diferença entre arte contemporânea e moderna

Entre os principais fatores que diferenciam a arte moderna da contemporânea está o fim da abordagem acadêmica, que passa vigorar a partir do início do século 19.

A revolução que marca o início da era moderna da arte ocorre em 1860 por influência dos impressionistas franceses. Os estilos e tendências refletem o momento econômico e político mundial, com a Primeira Guerra Mundial, a Depressão de 1920 e a Segunda Guerra Mundial.

Surgem o cubismo, surrealismo, expressionismo abstrato e a pop-art. Os artistas modernos acreditam que a arte pode oferecer a resposta para as limitações das instituições. O entusiasmo diminui por volta da segunda metade do século XX, quando se inicia o pós-modernismo e surge a arte contemporânea.

Características

  • Abstração
  • Minimalismo
  • Arte conceitual
  • Abandono das linhas duras
  • Padrão lírico
  • Padrão livre
  • Integração com novas tecnologias
  • Tentativa de popularizar a arte visual

Pintura Brasileira

No Brasil, os principais nomes da pintura contemporânea são: Goeldi, Carlos Oswald, Lasar Segall, Di Cavalcanti, Cândido Portinari, Zélia Salgado, Fayga Ostrower, Pancetti, Abraham Palatnik, além de Vanda Pimentel, Daniel Senise, Gonçalo Ivo, Rubem Ludolf, Manfredo Souzaneto, Luis Áquila, Sergio Fingerman e Tomie Ohtake.

Pintura ContemporâneaLasar Segall é importante pintor brasileiro

Escultura Contemporânea

Os principais nomes da escultura contemporânea são: Sol LeWitt, Arman (1925 - 2005), Donald Judd (1928 - 1994), Carl Andre, Richard Serra, Louise Borgeois, John De Andrea, CAlore Feuerman, Antony Gormley, Anish Kappor e Jeff Koons.