Química Inorgânica


A química inorgânica é o ramo da química que estuda os compostos que não são formados por carbonos. Isso porque os que são formados de carbono, são estudados pela química orgânica.

Inicialmente, a química inorgânica era definida como a parte da química que estudava os compostos minerais. Por esse motivo, ela também era chamada de química mineral.

Enquanto isso, o estudo da química orgânica era direcionado aos compostos de origem vegetal e animal.

A principal característica dos compostos inorgânicos é a ausência de carbono na sua composição. Além disso, a maior parte desses compostos apresenta como propriedade física o fato de serem sólidos. Como propriedade química, destaca-se o fato de serem iônicos, o que significa que ganham ou perdem elétrons.

Funções Inorgânicas

Foi Arrhenius quem propôs o agrupamento dos compostos inorgânicos. Isso foi feito tendo como base a descoberta de componentes que se dissolvem na água dividem-se em partículas eletrizadas, os íons.

A partir da Teoria de Arrhenius (1887), os compostos inorgânicos foram agrupados conforme a semelhança que existiam entre eles. Isso facilitou o estudo da química inorgânica.

As principais funções inorgânicas são ácidos, bases, sais e óxidos.

Ácidos

Os ácidos são compostos que reagem com as bases, formando sais e água (neutralização). Possuem gosto azedo, Ph menor que 7 e em solução aquosa se ionizam e originam, com um dos íons, o cátion H+.

Alguns exemplos de ácidos: Ácido Sulfúrico (H2SO4), Ácido Cianídrico (HCN), Ácido Fluorídrico (HF).

Bases

Diferentemente dos ácidos, as bases são substâncias que apresentam Ph maior que 7 e sabor adstringente, amargo. Em solução aquosa sofre a chamada "dissociação iônica", uma vez que libera o ânion OH- (Hidróxido).

Alguns exemplos de bases: Hidróxido de Sódio (NaOH), Hidróxido de Magnésio (Mg(OH)2), Hidróxido de Potássio (KOH).

Saiba mais sobre ácidos e bases.

Sais

Os sais são compostos iônicos de sabor salgado que reagem com sais, ácidos, hidróxidos e metais originando outros sais.

Alguns exemplos de sais: Cloreto de Sódio (NaCl), Bicarbonato de Sódio (NaHCO3), Nitrato de Sódio (NaNO3).

Óxidos

Os óxidos são compostos binários que possuem oxigênio (O) classificado em: óxidos ácidos ou anidridos, óxidos básicos e peróxidos.

Alguns exemplos de óxidos: Óxido de Cálcio (CaO), Monóxido de Carbono (CO), Dióxido de Enxofre (SO2).

Saiba mais sobre cada um dessas funções em Funções Inorgânicas. Lá você também pode testar seus conhecimentos com questões de vestibular!

Agora que você já sabe o que é Química Inorgânica, leia Química Orgânica.