Retângulo

Rosimar Gouveia

O retângulo é uma figura geométrica plana formada por quatro lados (quadrilátero) e apresenta os quatro ângulos internos congruentes (mesma medida) e retos (90°).

Além disso, seus lados opostos são paralelos, por isso, o retângulo é um paralelogramo. Quando seus lados tiverem mesma medida ele também será um quadrado. Ou seja, um quadrado é um retângulo especial.

Retângulo

Área do Retângulo

Para encontrar a área da superfície de um retângulo, basta multiplicar o valor da base pelo da altura.

Retângulo

Assim, a fórmula da área do retângulo é expressa da seguinte forma:

A = b . h

Donde,

A: área
b: base
h: altura

Leia também:

Perímetro do Retângulo

Já o conceito de perímetro é determinado pela soma de todos os lados da figura. Como os lados paralelos do retângulo apresentam mesma medida, seu perímetro será igual a soma de duas vezes o valor da base e da altura.

Retângulo

É expresso pela fórmula:

P = 2(b + h)

Para saber mais, leia também:

Diagonal do Retângulo

Quando traçamos uma diagonal no retângulo, ela formará dois triângulos retângulos. Assim, para calcular a diagonal do retângulo utilizamos o Teorema de Pitágoras: a2 = b2 + c2.

Retângulo

Note que a diagonal corresponde a hipotenusa do triângulo retângulo. Logo, a fórmula da diagonal do retângulo é expressa da seguinte forma:

d ao quadrado espaço igual a espaço b ao quadrado espaço mais espaço h ao quadrado espaço o u espaço d espaço igual a espaço raiz quadrada de b ao quadrado mais h ao quadrado fim da raiz

Donde,

d: diagonal
b: base
h: altura

Fique Atento!

Quando calculamos a área ou perímetro devemos levar em conta as unidades de medida. Ou seja, os valores devem estar na mesma unidade: centímetros, centímetros quadrados, metros, metro quadrados, etc.

Saiba mais sobre a Geometria Plana.

Triângulo Retângulo

O triângulo é uma figura geométrica plana formada por três lados. O triângulo retângulo é uma figura que também faz parte da geometria plana. Recebe esse nome pois apresenta um ângulo reto, ou seja, de 90°.

Saiba mais sobre os triângulos com a leitura dos artigos:

Trapézio Retângulo

O trapézio é uma figura geométrica plana que possui quatro lados e bases paralelas, donde uma é maior e outra menor.

Da mesma forma que os triângulos retângulos, o chamado trapézio retângulo recebe esse nome pois possui dois ângulos retos de 90º.

Saiba também sobre a Área do Trapézio.

Retângulo Áureo

O retângulo áureo ou retângulo de ouro é um conceito da geometria euclidiana, o qual é também aplicado no campo das artes.

Trata-se de um caso de retângulo em que ao dividir a base pela sua altura, obtêm-se o valor de aproximadamente 1,618. Esse número é chamado de número de ouro.

Você Sabia?

Todos os retângulos são paralelogramos, mas nem todo paralelogramo é um retângulo. Assim como, os quadrados são retângulos, todavia, nem todos os retângulos são quadrados.

Exercícios Resolvidos

1. Calcule a área do retângulo que tem 5 cm de base e 3 cm de altura:

Nesse caso, aplica-se a fórmula da área:

A = b . h
A = 5 . 3
A = 15 cm2

2. Indique se as sentenças abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F):

a) O retângulo é uma figura geométrica espacial.
b) A soma dos ângulos internos de um retângulo é 360º.
c) O retângulo é um quadrilátero.
d) Todo retângulo possui quatro lados iguais.
e) Todo quadrado é um retângulo.

a) F
b) V
c) V
d) F
e) V

Rosimar Gouveia
Rosimar Gouveia
Bacharel em Meteorologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1992, Licenciada em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2006 e Pós-Graduada em Ensino de Física pela Universidade Cruzeiro do Sul em 2011.