Retângulo

Rosimar Gouveia
Escrito por Rosimar Gouveia
Professora de Matemática e Física

O retângulo é uma figura geométrica plana formada por quatro lados (quadrilátero) e apresenta os quatro ângulos internos congruentes (mesma medida) e retos (90°).

Além disso, seus lados opostos são paralelos, por isso, o retângulo é um paralelogramo. Quando seus lados tiverem mesma medida ele também será um quadrado. Ou seja, um quadrado é um retângulo especial.

Retângulo

Área do Retângulo

Para encontrar a área da superfície de um retângulo, basta multiplicar o valor da base pelo da altura.

Retângulo

Assim, a fórmula da área do retângulo é expressa da seguinte forma:

A = b . h

Donde,

A: área
b: base
h: altura

Leia também:

Perímetro do Retângulo

Já o conceito de perímetro é determinado pela soma de todos os lados da figura. Como os lados paralelos do retângulo apresentam mesma medida, seu perímetro será igual a soma de duas vezes o valor da base e da altura.

Retângulo

É expresso pela fórmula:

P = 2(b + h)

Para saber mais, leia também:

Diagonal do Retângulo

Quando traçamos uma diagonal no retângulo, ela formará dois triângulos retângulos. Assim, para calcular a diagonal do retângulo utilizamos o Teorema de Pitágoras: a2 = b2 + c2.

Retângulo

Note que a diagonal corresponde a hipotenusa do triângulo retângulo. Logo, a fórmula da diagonal do retângulo é expressa da seguinte forma:

d ao quadrado espaço igual a espaço b ao quadrado espaço mais espaço h ao quadrado espaço o u espaço d espaço igual a espaço raiz quadrada de b ao quadrado mais h ao quadrado fim da raiz

Donde,

d: diagonal
b: base
h: altura

Fique Atento!

Quando calculamos a área ou perímetro devemos levar em conta as unidades de medida. Ou seja, os valores devem estar na mesma unidade: centímetros, centímetros quadrados, metros, metro quadrados, etc.

Saiba mais sobre a Geometria Plana.

Triângulo Retângulo

O triângulo é uma figura geométrica plana formada por três lados. O triângulo retângulo é uma figura que também faz parte da geometria plana. Recebe esse nome pois apresenta um ângulo reto, ou seja, de 90°.

Saiba mais sobre os triângulos com a leitura dos artigos:

Trapézio Retângulo

O trapézio é uma figura geométrica plana que possui quatro lados e bases paralelas, donde uma é maior e outra menor.

Da mesma forma que os triângulos retângulos, o chamado trapézio retângulo recebe esse nome pois possui dois ângulos retos de 90º.

Saiba também sobre a Área do Trapézio.

Retângulo Áureo

O retângulo áureo ou retângulo de ouro é um conceito da geometria euclidiana, o qual é também aplicado no campo das artes.

Trata-se de um caso de retângulo em que ao dividir a base pela sua altura, obtêm-se o valor de aproximadamente 1,618. Esse número é chamado de número de ouro.

Você Sabia?

Todos os retângulos são paralelogramos, mas nem todo paralelogramo é um retângulo. Assim como, os quadrados são retângulos, todavia, nem todos os retângulos são quadrados.

Exercícios Resolvidos

1. Calcule a área do retângulo que tem 5 cm de base e 3 cm de altura:

Nesse caso, aplica-se a fórmula da área:

A = b . h
A = 5 . 3
A = 15 cm2

2. Indique se as sentenças abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F):

a) O retângulo é uma figura geométrica espacial.
b) A soma dos ângulos internos de um retângulo é 360º.
c) O retângulo é um quadrilátero.
d) Todo retângulo possui quatro lados iguais.
e) Todo quadrado é um retângulo.

a) F
b) V
c) V
d) F
e) V

Atualizado em
Rosimar Gouveia
Escrito por Rosimar Gouveia
Bacharel em Meteorologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1992, Licenciada em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2006 e Pós-Graduada em Ensino de Física pela Universidade Cruzeiro do Sul em 2011.