Taj Mahal

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, fotógrafa e artista visual

O Taj Mahal é um suntuoso mausoléu localizado na Índia. A construção foi eleita patrimônio mundial pela Unesco em 1983 e também conta na lista das sete maravilhas do mundo moderno, desde 2007.

Foto do Taj Mahal em dia ensolarado
Foto: Asitjain

Atualmente, o Taj Mahal recebe milhões de turistas durante o ano. É, sem dúvida, um dos mais emblemáticos pontos turísticos da Índia.

Está localizado na cidade de Agra, Índia, junto ao rio Yamuna. Agra está cerca de três horas da capital, Nova Déli.

mapa da Índia com a localização de Agra

História do Taj Mahal

A história do Taj Mahal tem início em meados do século XVII, quando o imperador mongol Shan Jahan ordenou sua construção para honrar a memória de sua terceira esposa: Aryumand Banu Begam.

Begam era uma princesa persa e a preferida do imperador. Eles se casaram em 1612 e ficaram juntos por 19 anos. Ela morreu ao dar à luz ao 14.° filho do casal.

A morte da princesa abalou tanto o imperador que ele decidiu homenageá-la construindo um enorme túmulo para ela. Assim, esse luxuoso mausoléu é visto por muitos como uma das maiores provas de amor do mundo.

O Taj Mahal levou cerca de 20 anos para ser erguido. A construção iniciou em 1631 e foi concluída em 1648. O monumento, feito em mármore branco e pedras preciosas (jade, ametista, turquesa, lápis-lazúli, cristal, ouro), contou com a força de trabalho de mais de 20 mil homens.

Detalhes do Taj Mahal
Detalhes do Taj Mahal. Foto: shutterstuck

O local ainda apresenta um belo jardim em todo seu entorno. Além disso, foi construído um imenso espelho d' água que reflete a beleza do mausoléu.

Shah Jahan morreu algum tempo depois da conclusão do Taj Mahal, em 1666. Ele foi sepultado dentro do mausoléu, ao lado de sua esposa.

Os túmulos de Shah Jahan e Aryumand Banu Begam dentro do Taj Mahal
Os túmulos de Shah Jahan e Aryumand Banu Begam dentro do Taj Mahal. Foto: domínio público

Curiosidades sobre o Taj Mahal

  • O nome Taj Mahal significa a “Coroa de Mahal”.
  • O imperador passou a chamar sua esposa de “Mumtaz Mahal”, que significa “a joia do palácio”.
  • O mausoléu é aberto à visitação todos os dias, exceto às sextas-feiras, momento em que fica fechado para orações.
  • Na época da construção, Agra era a capital do Império Mongol.
  • Com medo de que os construtores do mausoléu construíssem algo parecido, diz a lenda que depois de concluído o imperador pediu para cortar suas mãos e cegar todos eles.
  • A ideia do imperador era construir outro mausoléu de mármore preto na frente do Taj Mahal. O intuito era que ele e sua esposa pudessem “se olhar” até a eternidade.
  • O mausoléu recebe cerca de 3 milhões de visitantes todos os anos.
  • A cúpula do monumento é costurada com fios de ouro.

Leia também:

Laura Aidar
Laura Aidar
Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.