Área do Losango

Rosimar Gouveia

O Losango é uma figura geométrica plana representada por umquadrilátero equilátero, ou seja, um polígono formado por quatro lados iguais.

Importante destacar que todo losango é um paralelogramo, cujos lados opostos são iguais e paralelos, com duas diagonais que se cruzam perpendicularmente.

Diferente do quadrado, que possui quatro ângulos iguais a 90º, o losango possui dois ângulos agudos (menores que 90º) e dois ângulos obtusos (maiores que 90º).

Assim, enquanto o losango é um paralelogramo composto de quatro lados congruentes, o retângulo é um paralelogramo composto de quatro ângulos congruentes. Já o quadrado, é um paralelogramo composto de quatro lados e quatro ângulos congruentes.

Fórmula da Área

Para calcular a área do losango é necessário traçar duas diagonais. Dessa forma tem-se 4 triângulos retângulos (com ângulo reto de 90º) iguais.

Assim, podemos encontrar a área do losango a partir da área de 4 triângulos retângulos ou 2 retângulos.

A fórmula para encontrar a área do losango é representada da seguinte maneira:

Área do Losango

Sendo:

A:a área do losango
D1: a diagonal maior
D2: a diagonal maior.

Área do Losango

Entenda mais sobre o tema:

Exercício Resolvido

Qual a área de um losango que possui diagonal maior medindo 10 cm e diagonal menor medindo 7 cm?

Área do Losango

Portanto, a área do losango é 35 cm2.

Curiosidades: Você Sabia?

  • Há controvérsias sobre a origem da palavra losango pois do latim "lausa" significa "pedra achatada" e do francês "losenge" designa "pedaço de bolo de ervas".
  • Os romanos chamavam o peixe arraia de "lausange".

Quer saber mais sobre as áreas de figuras planas? Leia também:

Rosimar Gouveia
Rosimar Gouveia
Bacharel em Meteorologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1992, Licenciada em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2006 e Pós-Graduada em Ensino de Física pela Universidade Cruzeiro do Sul em 2011.