Área dos Polígonos
Os polígonos são figuras geométricas planas formadas pela união de segmentos de reta e a área representa a medida de sua superfície.
Para realizar o cálculo da área dos polígonos são necessários alguns dados. No caso dos perímetros regulares, o cálculo geral da área é: o semiperímetro multiplicado pelo apótema.

- Apótema = a
- Lado = L
- Perímetro = 6 . L (hexágono)
- Semiperímetro = 6L : 2 = p
- Área = p . a
O perímetro representa a soma dos lados de um polígono e o apótema é um segmento de reta que une o centro do polígono ao meio de um dos lados.
Para calcular a áreas dos polígonos regulares, a melhor forma é a fórmula geral de área de polígonos: semiperímetro multiplicado pelo apótema, dividido por dois.
1. Área do hexágono
No caso de um hexágono regular, nota-se que ele é formado pela união de seis triângulos equiláteros. A fórmula da área de um triângulo equilátero é L2 . √3 : 4.
Desse modo, o hexágono possui seis vezes a área de um triangulo equilátero de mesmo lado: 6 (L2 . √3 : 4). Simplificando: 3L2 . √3 : 2.
Veja também:
2. Área de um quadrado ou retângulo
A área de um quadrilátero com ângulos congruentes (90º), que é o caso do quadrado e do retângulo, é dada pela multiplicação de dois dos lados.
- Retângulo: o lado maior vezes o lado menor (L x l).
- Quadrado: por ser o único quadrilátero regular, sua área dada por L2 (L x L).
Veja também:
Área de um Paralelogramo
A área do paralelogramo é calculada pela base vezes a altura.
Veja também: Área do Paralelogramo.
Área de um Trapézio
A área do trapézio a soma de suas bases (maior e menor), vezes a altura, divida por dois.
Veja também: Área do Trapézio.
Área de um Losango
Para calcular a área de um losango basta multiplicar a diagonal maior pela diagonal menor e dividir por 2.
Veja também: Área do Losango.
Área de um Triângulo
A área do triângulo é calculada a partir da base vezes a altura, dividido por dois.
Triângulo retângulo
Por possuir um ângulo reto (semelhante à altura), sua área pode ser calculada por: (cateto oposto x cateto adjacente) : 2.
Triângulo Isósceles
No caso de um triângulo isósceles, deve-se usar a fórmula geral de área de um triângulo qualquer, mas se a altura não for dada, deve-se utilizar o teorema de pitágoras.
No triângulo isósceles, a altura relativa à base (lado com medida diferente) dividirá este lado em dois segmentos de mesma medida, possibilitando a aplicação do teorema.
Triângulo equilátero
Como dito anteriormente, a área de um triângulo equilátero (lados iguais) pode ser calculada a partir da medida de seus lados, utilizando o teorema de pitágoras:
Desse modo, aplicando a fórmula básica de cálculo da área dos triângulos temos:
ou L2 . √3 : 4.
Veja também: Área do Triângulo.
Área de um Polígono Côncavo
Para calcular a área de um polígono côncavo, é necessário utilizar o conhecimento sobre o cálculo da área de outros polígonos.
Assim, é necessário adaptar as fórmulas aos dados apresentados e aplicar a fórmula de acordo com o modo de divisão do polígono.
Interessou? Veja também:
Pratique