Conceito de Sociedade


Sociedade é uma associação de pessoas que compartilham valores culturais, um sistema jurídico, normas e regras de conduta que permitem aos indivíduos que a integra o sentimento de pertencer ao todo. É o resultado histórico das relações entre indivíduos.

A partilha desses elementos cria a identidade cultural e o organismo social. A sociedade une os indivíduos ao mesmo nível de desenvolvimento cultural e tecnológico em espaços geográfico, histórico e político comuns.

Assim, são características da sociedade:

  • A partilha de um mesmo território;
  • A partilha de um estilo particular de vida;
  • A partilha de um sistema comum de leis, regras e valores;
  • A partilha da construção de relações sociais entre os indivíduos;
  • A partilha e aceitação de construções e rituais. Exemplos: nascimentos, casamentos, morte;
  • A partilha de experiências religiosas;
  • A aceitação de uma hierarquia específica;
  • Autonomia sobre a cultura e seus valores culturais;
  • A partilha de um modo de sobrevivência, modo de produção e subsistência;
  • O repasse dos conhecimentos para as gerações futuras.

Realidade Social

Vivendo em sociedade, o indivíduo é inserido em um conjunto de relações que terão influência durante todo o curso de sua vida.

Ele, o indivíduo, contudo, não tem a capacidade de interferir nesse conjunto de relações porque as definições e interações estão privadas de sua liberdade de escolha. É nesse contexto que a sociologia vê a sociedade.

Conceito de Sociologia

A partir do século XIX, o estudo da sociedade foi organizado como ciência, a sociologia. O fundador da sociologia como ciência foi o filósofo francês August Comte (1798 - 1857), que também estabeleceu as bases do positivismo.

Também são considerados precursores desse momento Max Weber (1854 - 1920) e Émile Durkheim (1858 - 1917), que propuseram e elaboraram ferramentas para que as sociedades pudessem ser compreendidas.

Na visão de Durkheim, a "sociedade é superior aos indivíduos, existindo independente dele, que não passa de um mero receptor de regras sociais".

Já para Weber aponta que "somente o indivíduo é capaz de realizar as ações sociais. O pensador definiu a existência de quatro modelos de ação social, que são: a ação social afetiva, a ação social tradicional, a ação social racional quanto aos valores e ação social racional quanto aos fins.

Hoje, o trabalho dos sociólogos e dos cientistas sociais é, além de compreender o funcionamento das sociedades, auxiliar no debate e na formulação de políticas públicas que possam melhorar o ambiente social.

Conceito de Comunidade

Comunidade é o conjunto de pessoas que habitam na mesma área geográfica e partilham relações, valore, crenças, apresentando similaridade cultural. Os membros da comunidade têm, em comum, o sentimento de pertencimento ao grupo e às atividades nele e por ele desenvolvidas.

Compreenda melhor o assunto lendo os artigos: