Economia Planificada


Economia Planificada é um sistema econômico cuja produção é controlada pelo Estado, que define o planejamento e as metas da economia do país.

Também chamada de Economia Centralizada ou Economia Centralmente Planejada, é o modelo proposto pelo Socialismo.

O seu objetivo é suprir o mercado e garantir as necessidades sociais da população, o que é feito através da prosperidade econômica do Estado.

Características

Na economia planificada, é o Estado que elabora um plano que define o quê, como, quanto, para quem produzir e quanto cobrar.

O Estado estuda a necessidade de produção, de modo que seja produzido somente aquilo é necessário.

Ele define quanto quer investir e distribui as matérias-primas pelos produtores. A definição dos preços também faz parte desse conjunto de competências que estão a cargo do Estado.

Tendo em conta essa planificação financeira, há redução de desemprego, o que concorre para que a satisfação das necessidades básicas da população seja assegurada.

Trata-se do oposto da Economia de Mercado.

As principais características da economia planificada são:

  • predominância de empresas estatais
  • inexistência de concorrência empresarial
  • desfavorecimento da dinamização das empresas e, logo, falta de inovação
  • opõe-se ao modelo econômico de economia de mercado

Planos Quinquenais

O sistema de economia planificada ficou conhecido na antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), que o adotou em 1928.

Na URSS os planos estatais eram chamados de “planos quinquenais”.

Espelhados nos planos quinquenais de Stalin, líder comunista que governou a União Soviética, o sistema foi adotado pela Coreia do Norte. Era também o modelo econômico dos chineses, até ser modificado para o modelo de economia mista, o que aconteceu em 1978.

E o que é Economia de Mercado?

Na economia de mercado são os agentes econômicos privados que controlam a economia e há pouca intervenção do Estado.

É o sistema proposto pelo regime capitalista, visto que incentiva o lucro e não apenas a manutenção das condições básicas de vida da população.

É conhecido também como economia descentralizada na medida em que é o oposto da economia centralizada.

Economia Mista

A Economia Mista, tal como o nome indica, é o modelo que considera características dos sistemas de economias planificada e de mercado.

Na verdade, é o modelo existente na maior parte dos países. Isso porque eles não adotam exclusivamente um sistema. O que de fato acontece é a predominância de um sistema determinado.

Você também pode se interessar por: