Segmento de Reta

Rosimar Gouveia

O segmento de reta é definido como uma parte da reta, o qual está delimitada por dois pontos.

Geralmente, os segmentos de reta são representados dentro de colchetes (Segmento de Reta [AB]) ou com um traço acima das letras:

Segmento de Reta

Reta, Segmento de Reta e Semirreta

Segmento de Reta

Lembre-se que as retas são linhas não curvas infinitas e, portanto, são representadas por setas nos dois lados. Elas são indicadas por letras minúsculas (r, s, t).

Já os segmentos de reta são delimitados por dois pontos distantes dentro da reta, os quais são indicados por letras maiúsculas. Na figura acima, os pontos A e B são chamados de extremidades do segmento de reta.

Por outro lado, as semirretas são ilimitadas num sentido, uma vez que possuem um ponto de origem, no entanto, não possuem um ponto que delimite seu fim.

Sendo assim, as semirretas são uma parte da reta limitadas por um ponto. Por esse motivo, apresentam uma seta que indica a direção em que ela é infinita.

Saiba mais sobre:

Tipos de Segmentos de Reta

Segundo a posição que ocupam no plano, os segmentos de reta são classificados em:

Segmentos Consecutivos: quando possuem um ponto em comum. Na figura abaixo o ponto em comum é o D.

Segmento de Reta

Segmentos Colineares: quando os pontos pertencem à mesma reta. Ou seja, quando dois ou mais pontos distintos compartilham a mesma reta.

Segmento de Reta

Segmentos Adjacentes: quando são consecutivos e lineares. Ou seja, possuem pontos em comum e por eles passa uma única reta.

Segmento de Reta

Segmentos Congruentes: quando dois segmentos apresentam a mesma medida. Na figura abaixo AB~CD (Lê-se: o segmento AB é congruente ao segmento CD).

Segmento de Reta

Ponto Médio do Segmento de Reta

O ponto médio de um segmento de reta define o meio do segmento.

No exemplo abaixo podemos ver que M é o ponto médio do segmento de reta AB, donde AM~MB (Lê-se: o segmento AM é congruente ao segmento MB).

Segmento de Reta

Exercícios Resolvidos

1. Quantos segmentos de reta possui um cubo?

Segmento de Reta

a) 4
b) 8
c) 10
d) 12
e) 14

Ao analisarmos a figura, podemos concluir que o cubo possui 12 cantos, os quais são denominados arestas. As arestas, por sua vez, são segmentos de reta.

Logo, o cubo possui 12 segmentos de reta.

Resposta: letra D.

2. Quantos segmentos de reta possui o tetraedro e o triângulo?

Segmento de Reta

a) 6 e 3
b) 9 e 3
c) 10 e 3
d) 12 e 6
e) 14 e 6

O triângulo é uma figura plana formada por 3 lados. Cada lado é considerado um segmento de reta. Já o tetraedro é uma figura geométrica espacial composto de 4 faces triangulares e 6 arestas. Logo, o tetraedro possui 6 segmentos de reta.

Resposta: letra A.

Rosimar Gouveia
Rosimar Gouveia
Bacharel em Meteorologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1992, Licenciada em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2006 e Pós-Graduada em Ensino de Física pela Universidade Cruzeiro do Sul em 2011.