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Exercícios de Probabilidade (questões resolvidas e explicadas)

Rafael C. Asth
Rafael C. Asth
Professor de Matemática e Física

Teste seus conhecimentos sobre probabilidade com questões divididas por nível de dificuldade, que são úteis para o ensino fundamental e médio.

Aproveite as resoluções comentadas dos exercícios para tirar suas dúvidas.

Questão 1

Ao jogar um dado, qual a probabilidade de obtermos um número ímpar voltado para cima?

Resposta correta: 0,5 ou 50% de chances.

Um dado possui seis lados, logo, a quantidade de números que podem ficar voltados para cima é 6.

tabela linha com célula com tabela linha com blank blank blank linha com blank ⬤ blank linha com blank blank blank fim da tabela em moldura de caixa fecha moldura fim da célula célula com tabela linha com ⬤ blank blank linha com blank blank blank linha com blank blank ⬤ fim da tabela em moldura de caixa fecha moldura fim da célula célula com tabela linha com ⬤ blank blank linha com blank ⬤ blank linha com blank blank ⬤ fim da tabela em moldura de caixa fecha moldura fim da célula célula com tabela linha com ⬤ blank ⬤ linha com blank blank blank linha com ⬤ blank ⬤ fim da tabela em moldura de caixa fecha moldura fim da célula célula com tabela linha com ⬤ blank ⬤ linha com blank ⬤ blank linha com ⬤ blank ⬤ fim da tabela em moldura de caixa fecha moldura fim da célula célula com tabela linha com ⬤ blank ⬤ linha com ⬤ blank ⬤ linha com ⬤ blank ⬤ fim da tabela em moldura de caixa fecha moldura fim da célula linha com 1 2 3 4 5 6 fim da tabela

Há três possibilidades de termos um número ímpar: caso ocorra o número 1, 3 ou 5. Sendo assim, o número de casos favoráveis é igual a 3.

Calculamos então a probabilidade utilizando a seguinte fórmula:

reto P espaço igual a espaço numerador número espaço de espaço casos espaço que espaço nos espaço interessam sobre denominador espaço número espaço total espaço de espaço casos espaço possíveis fim da fração

Substituindo os números na fórmula acima, encontramos o resultado.

reto P espaço igual a espaço 3 sobre 6 igual a 1 meio

As chances de ocorrer um número ímpar são 3 em 6, que corresponde a 0,5 ou 50%.

Questão 2

Se lançarmos dois dados ao mesmo tempo, qual a probabilidade de dois números iguais ficarem voltados para cima?

Resposta correta: 0,1666 ou 16,66%.

1º passo: determinar o número de eventos possíveis.

Para cada dado há 6 possibilidades de resultado. São seis possibilidades para um dado e seis possibilidades para ou outro.

Sendo assim, o número de eventos possíveis é:

U = 6 x 6 = 36 possibilidades

2º passo: determinar o número de eventos favoráveis.

Se os dados possuem 6 lados com números de 1 a 6, os resultados com números iguais são:

abre chaves abre parênteses 1 vírgula 1 fecha parênteses vírgula abre parênteses 2 vírgula 2 fecha parênteses vírgula abre parênteses 3 vírgula 3 fecha parênteses vírgula abre parênteses 4 vírgula 4 fecha parênteses vírgula abre parênteses 5 vírgula 5 fecha parênteses vírgula abre parênteses 6 vírgula 6 fecha parênteses fecha chaves

Existem seis resultáveis favoráveis.

3º passo: aplicar os valores na fórmula de probabilidade.

reto P espaço igual a espaço numerador número espaço de espaço casos espaço que espaço nos espaço interessam sobre denominador espaço número espaço total espaço de espaço casos espaço possíveis fim da fração reto P espaço igual a espaço 6 sobre 36 igual a 1 sobre 6 igual a 0 vírgula 1666...

Para termos o resultado em porcentagem basta apenas multiplicar o resultado por 100. Logo, a probabilidade de se obter dois números iguais voltados para cima é de 16,66%.

Questão 3

Um saco contém 8 bolas de mesmo tamanho, mas com cores diferentes: três azuis, quatro vermelhas e uma amarela. Retira-se ao acaso uma bola. Qual a probabilidade da bola retirada ser azul?

Resposta correta: 0,375 ou 37,5%.

A probabilidade é dada pela razão entre o número de possibilidades e de eventos favoráveis.

Se existem 8 bolas idênticas, esse é o número de possibilidades que vamos ter. Mas apenas 3 delas são azuis e, por isso, a chance de retirar uma bola azul é dada por.

reto P espaço igual a espaço numerador número espaço de espaço casos espaço que espaço nos espaço interessam sobre denominador espaço número espaço total espaço de espaço casos espaço possíveis fim da fração reto P espaço igual a espaço 3 sobre 8 igual a 0 vírgula 375

Multiplicando o resultado por 100, temos que a probabilidade de retirar uma bola azul é de 37,5%.

Questão 4

Qual a probabilidade de tirar um ás ao retirar ao acaso uma carta de um baralho com 52 cartas possuindo quatro naipes (copas, paus, ouros e espadas) sendo 1 ás em cada naipe?

Resposta correta: 7,7%

O evento de interesse é tirar um ás do baralho. Se há quatro naipes e cada naipe possui um ás, logo, o número de possibilidades de retirar um ás é igual a 4.

O número de casos possíveis corresponde ao número total de cartas, que é 52.

Substituindo na fórmula de probabilidade, temos:

reto P espaço igual a espaço numerador número espaço de espaço casos espaço que espaço nos espaço interessam sobre denominador espaço número espaço total espaço de espaço casos espaço possíveis fim da fração reto P espaço igual a espaço 4 sobre 52 igual a 1 sobre 13 aproximadamente igual 0 vírgula 077

Multiplicando o resultado por 100, temos que a probabilidade de retirar uma bola azul é de 7,7%.

Questão 5

Sorteando-se um número de 1 a 20, qual a probabilidade de que esse número seja múltiplo de 2?

Resposta correta: 0,5 ou 50%.

A quantidade de número total que podem ser sorteados é 20.

A quantidade de números múltiplos de dois são:

A = abre chaves 2 vírgula 4 vírgula 6 vírgula 8 vírgula 10 vírgula 12 vírgula 14 vírgula 16 vírgula 18 vírgula 20 fecha chaves

Substituindo os valores na fórmula de probabilidade, temos:

reto P espaço igual a espaço numerador número espaço de espaço casos espaço que espaço nos espaço interessam sobre denominador espaço número espaço total espaço de espaço casos espaço possíveis fim da fração reto P espaço igual a espaço 10 sobre 20 igual a 1 meio igual a 0 vírgula 5

Multiplicando o resultado por 100, temos que a probabilidade de sortear um número múltiplo de 2 é de 50%.

Para mais questões, veja também: Exercícios de Probabilidade (fáceis)

Questão 6

Se uma moeda é lançada 5 vezes, qual a probabilidade de sair "cara" 3 vezes?

Resposta correta: 0,3125 ou 31,25%.

1º passo: determinar o número de possibilidades.

Há duas possibilidades ao lançar uma moeda: cara ou coroa. Se há duas possibilidades de resultado e a moeda é lançada 5 vezes, o espaço amostral é:

2 à potência de 5 igual a espaço 2.2.2.2.2 espaço igual a espaço 32

2º passo: determinar o número de possibilidades de ocorrer o evento de interesse.

O evento coroa será chamado de O e o evento cara de C para facilitar a compreensão.

O evento de interesse é apenas cara (C) e em 5 lançamentos, as possibilidades de combinações para o evento ocorrer são:

  1. CCCOO
  2. OOCCC
  3. CCOOC
  4. COOCC
  5. CCOCO
  6. COCOC
  7. OCCOC
  8. OCOCC
  9. OCCCO
  10. COCCO

Sendo assim, existem 10 possibilidades de resultados com 3 caras.

3º passo: determinar a probabilidade de ocorrência.

Substituindo os valores na fórmula, temos que:

reto P espaço igual a espaço numerador número espaço de espaço casos espaço que espaço nos espaço interessam sobre denominador espaço número espaço total espaço de espaço casos espaço possíveis fim da fração reto P espaço igual a espaço 10 sobre 32 igual a 5 sobre 16 igual a 0 vírgula 3125

Multiplicando o resultado por 100, temos que a probabilidade de "sair" cara 3 vezes é de 31,25%.

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Questão 7

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Rafael C. Asth
Rafael C. Asth
Professor de Matemática licenciado, pós-graduado em Ensino da Matemática e da Física e Estatística. Atua como professor desde 2006 e cria conteúdos educacionais online desde 2021.