Exercícios sobre quadriláteros com respostas explicadas

Rafael C. Asth
Rafael C. Asth
Professor de Matemática e Física

Estude sobre quadriláteros com esta lista de exercícios que preparamos para você. Tire suas dúvidas com as respostas explicadas passo a passo.

Questão 1

O quadrilátero abaixo é um paralelogramo. Determine o ângulo formado entre a bissetriz do ângulo x e o segmento de 6 m.

Imagem associada a questão.

Resposta: 75°.

Analisando os comprimentos dos lados podemos completar as medidas que faltam na imagem.

Imagem associada a resolução da questão.

Como é um paralelogramo, os lados opostos são iguais.

Os ângulos em vértices opostos são iguais.

Imagem associada a resolução da questão.

O triângulo formado por dois lados de 4 m é isósceles, portanto, os ângulos da base são iguais. Como a soma dos ângulos internos de um triângulo é igual a 180°, sobram:

180° - 120° = 60°

Estes 60° são distribuídos igualmente entre os dois ângulos da base, logo:

Imagem associada a resolução da questão.

O ângulo x junto com o de 30° formam um ângulo raso, de 180°, assim, o ângulo x possui:

x = 180° - 30° = 150°

Conclusão

Sendo a bissetriz a semirreta que divide um ângulo ao meio, o ângulo entre a bissetriz e o segmento de 6 m é de 75°.

Imagem associada a resolução da questão.

Questão 2

Na figura abaixo, as linhas horizontais são paralelas e equidistantes entre si. Determine a soma das medidas dos segmentos horizontais.

Imagem associada a questão.

Resposta: 90 m.

Para determinar a soma precisamos dos comprimentos dos três segmentos internos do trapézio.

A base média pode ser determinado por uma média aritmética:

numerador 22 espaço mais espaço 14 sobre denominador 2 fim da fração igual a 36 sobre 2 igual a 18

O segmento central possui 18 m. Repetindo o procedimento para o segmento interno superior:

numerador 18 mais 14 sobre denominador 2 fim da fração igual a 32 sobre 2 igual a 16

Para o segmento interno inferior:

numerador 18 mais 22 sobre denominador 2 fim da fração igual a 40 sobre 2 igual a 20

Logo, a soma dos segmentos paralelos é:

14 + 16 + 18 + 20 + 22 = 90 m

Questão 3

Determine os valores de x, y e w no trapézio isósceles abaixo.

Imagem associada a questão.

Resposta:

Como o trapézio é isósceles os ângulos da base são iguais.

reto x mais 40 igual a 110 reto x igual a 110 menos 40 reto x igual a 70

Nos ângulos da base menor:

reto y igual a reto w mais 20 menos 30 reto y igual a reto w menos 10

Também temos que a soma dos quatro ângulos internos de um quadrilátero é igual a 360°.

reto x mais 40 mais 110 mais reto y mais 30 mais reto w mais 20 igual a 360 70 mais 40 mais 110 mais reto w menos 10 mais 30 mais reto w mais 20 igual a 360 2 reto w igual a 360 menos 260 2 reto w igual a 100 reto w igual a 100 sobre 2 igual a 50

Para determinar o valor de y, substituímos o valor de w na equação anterior.

reto y igual a 50 menos 10 reto y igual a 40

Assim:

x = 70º, w = 50º e y = 40º.

Questão 4

(MACKENZIE)

Imagem associada a questão.

A figura acima é formada por quadrados de lados a.

A área do quadrilátero convexo de vértices M, N, P e Q é

a) 6 reto a ao quadrado

b) 5 reto a ao quadrado

c) espaço 4 reto a ao quadrado

d) 4 √ 3 espaço reto a ao quadrado

e) 2 √ 5 espaço reto a ao quadrado

Gabarito explicado

Como a figura é formada por quadrados, podemos determinar seguinte triângulo:

Imagem associada a questão.

Assim, a diagonal do quadrado MNPQ é igual à hipotenusa do triângulo retângulo com altura 3a e base a.

Usando o Teorema de Pitágoras:

QN ao quadrado igual a abre parênteses 3 reto a fecha parênteses ao quadrado mais reto a ao quadradoQN ao quadrado igual a 10 reto a ao quadrado

A medida de QN também é a hipotenusa do quadrado MNPQ. Utilizando mais uma vez o Teorema de Pitágoras e nomeando o lado do quadrado de l, temos:

QN ao quadrado igual a reto l ao quadrado mais reto l ao quadradoQN ao quadrado igual a 2 reto l ao quadrado

Substituindo o valor de QN² obtido anteriormente:

10 reto a ao quadrado igual a 2 reto l ao quadrado10 sobre 2 reto a ao quadrado igual a reto l ao quadrado5 reto a ao quadrado igual a reto l ao quadrado

Como a área do quadrado é obtida por l², 5 reto a ao quadrado é a medida da área do quadrado MNPQ.

Questão 5

(Enem 2017) Um fabricante recomenda que, para cada m2 do ambiente a ser climatizado, são necessários 800 BTUh, desde que haja até duas pessoas no ambiente. A esse número devem ser acrescentados 600 BTUh para cada pessoa a mais, e também para cada aparelho eletrônico emissor de calor no ambiente. A seguir encontram-se as cinco opções de aparelhos desse fabricante e suas respectivas capacidades térmicas:

Tipo I: 10 500 BTUh

Tipo II: 11 000 BTUh

Tipo III: 11 500 BTUh

Tipo IV: 12 000 BTUh

Tipo V: 12 500 BTUh

O supervisor de um laboratório precisa comprar um aparelho para climatizar o ambiente. Nele ficarão duas pessoas mais uma centrífuga que emite calor. O laboratório tem forma de trapézio retângulo, com as medidas apresentadas na figura.

Imagem associada a questão.

Para economizar energia, o supervisor deverá escolher o aparelho de menor capacidade térmica que atenda às necessidades do laboratório e às recomendações do fabricante.

A escolha do supervisor recairá sobre o aparelho do tipo

a) I.

b) II.

c) III.

d) IV.

e) V.

Gabarito explicado

Começamos calculando a área do trapézio.

reto A igual a numerador reto B mais reto b sobre denominador 2 fim da fração. reto hreto A igual a numerador 3 mais 3 vírgula 8 sobre denominador 2 fim da fração. reto hreto A igual a numerador 6 vírgula 8 sobre denominador 2 fim da fração.4reto A igual a 3 vírgula 4 espaço. espaço 4reto A igual a 13 vírgula 6 espaço reto m ao quadrado

Multiplicando por 800 BTUh

13,6 x 800 = 10 880

Como além das duas pessoas também estará um aparelho que emite calor, de acordo com o fabricante, devemos acrescentar 600 BTUh.

10 880 + 600 = 12480 BTUh

Logo, o supervisor deve escolher o número V.

Questão 6

(Colégio Naval) Dado um quadrilátero convexo em que as diagonais são perpendiculares, analise as afirmações abaixo.

I - Um quadrilátero assim formado sempre será um quadrado.

II - Um quadrilátero assim formado sempre será um losango.

III- Pelo menos uma das diagonais de um quadrilátero assim formado divide esse quadrilátero em dois triângulos isósceles.

Assinale a opção correta.

a) Apenas a afirmativa I é verdadeira.

b) Apenas a afirmativa II é verdadeira.

c) Apenas a afirmativa III é verdadeira.

d) Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.

e) Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

Gabarito explicado

I - ERRADA. Existe a possibilidade de ser um losango.

II - ERRADA. Existe a possibilidade de ser um quadrado.

III - CORRETA. Sendo quando quadrado ou losango, uma diagonal sempre divide o polígono em dois triângulos isósceles, pois a característica destes polígonos é ter todos os lados com mesma medida.

Questão 7

(UECE) Os pontos M, N, O e P são os pontos médios dos lados XY, YW, WZ e ZX do quadrado XYWZ. Os segmentos YP e ZM cortam-se no ponto U e os segmentos OY e ZN cortam-se no ponto V. Se a medida do lado do quadrado XYWZ é 12 m então a medida, em m2 , da área do quadrilátero ZUYV é

a) 36.

b) 60.

c) 48.

d) 72.

Gabarito explicado

A situação descrita no enunciado pode ser descrita como:

Imagem associada a questão.

A figura formada é um losango e sua área pode ser determinada como:

reto A igual a numerador reto D. reto d sobre denominador 2 fim da fração

A diagonal maior do losango também é a diagonal do quadrado que pode ser determinada pelo teorema de Pitágoras.

reto D ao quadrado igual a 12 ao quadrado mais 12 ao quadradoreto D ao quadrado igual a 144 espaço mais espaço 144reto D ao quadrado igual a 288reto D igual a raiz quadrada de 288

A diagonal menor ser um terço da diagonal maior. Substituindo na fórmula da área, temos:

reto A igual a numerador reto D. reto d sobre denominador 2 fim da fraçãoreto A igual a numerador raiz quadrada de 288 espaço. espaço começar estilo mostrar numerador raiz quadrada de 288 sobre denominador 3 fim da fração fim do estilo sobre denominador 2 fim da fraçãoreto A igual a numerador começar estilo mostrar abre parênteses raiz quadrada de 288 fecha parênteses ao quadrado sobre 3 fim do estilo sobre denominador 2 fim da fraçãoreto A igual a abre parênteses raiz quadrada de 288 fecha parênteses ao quadrado sobre 3.1 meioreto A igual a 288 sobre 6reto A igual a 48

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Rafael C. Asth
Rafael C. Asth
Professor de Matemática, licenciado e pós-graduado em ensino da Matemática e da Física. Atua como professor desde 2006 e cria conteúdos educacionais online desde 2021.