Franklin Roosevelt


Franklin Roosevelt foi o 32° presidente dos Estados Unidos. Nesse cargo, ele foi eleito quatro vezes governando o país entre os anos de 1933 a 1945. Ele foi o primeiro presidente dos Estados Unidos reeleito por quatro mandatos.

Três momentos importantes que ocorreram durante seu governo foram:

  • Queda da Bolsa de Valores de Nova York (1929);
  • Ataque à base naval de Pearl Harbor (1941);
  • Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Biografia

Franklin Roosevelt

Franklin Delano Roosevelt nasceu dia 30 de janeiro de 1882 na cidade de Hyde Park, no Estado de Nova York.

Filho de James Roosevelt e Sara Roosevelt, Franklin nasceu no seio de uma família abastada de origem holandesa.

Era primo de Theodore Roosevelt, que também ocupou o cargo de presidente dos Estados Unidos, a partir de 1901.

Entrou para a Universidade Harvard em 1904. Mais tarde, cursou Direito na Universidade de Columbia, em Nova York (1908). Casou-se com sua prima Anna Eleanor Roosevelt, com quem teve seis filhos.

Antes de se eleger presidente ele exerceu diversos cargos na política do país. Foi político democrata, Senador do distrito de Dutchess, vice-secretário de Estado para a Marinha e Governador do Estado de Nova York.

Sua vida esteve marcada por um sério problema de saúde, relacionado com uma paralisia do corpo. Isso porque em 1921 contraiu a poliomielite. Mesmo debilitado, Roosevelt continuou ativo em sua vida política.

Foi eleito Presidente dos Estados Unidos nos anos de 1932, 1936, 1940 e 1944. No início de seu governo, focou na melhoria da economia, propondo o New Deal (Novo Acordo).

Isso porque quando chegou ao poder, o país estava numa situação crítica. A crise de 1929 levou muitas empresas à falência e fez crescer o desemprego de uma maneira nunca antes vista.

Após o ataque de Pearl Harbor, os Estados Unidos, que não estava na Segunda Guerra, mudou de direção.

Um dia após o ataque, Roosevelt assinou um documento declarando guerra ao Japão e a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.

Em 1944, fez parte da Conferência de Yalta, ao lado de Josef Stalin (russo) e Winston Churchill (inglês).

Esse encontro foi realizado com o intuito de discutir o final da guerra, que praticamente estava ganha por esse bloco. Por serem figuras importantes e poderosas, eles ficaram conhecidos como “Os Três Grandes”.

Faleceu em Warm Springs, Geórgia, no dia 12 de abril de 1945, vítima de um derrame. Assim, ele viveu até os 63 anos e não pode cumprir seu mandato até o final.

New Deal

Com o intuito de acabar com a grande depressão que ocorrera em 1929 nos Estados Unidos, recuperando a economia do país, Roosevelt propõe o New Deal.

O chamado “Novo Acordo” foi implementado quando ele chegou ao poder, entre os anos de 1933 e 1937.

Esse acordo esteve baseado na doutrina político-econômica do Keynesianismo, no qual o Estado exerce um papel preponderante na organização de um país. Além disso, o New Deal esteve pautado no conceito de Estado de Bem-Estar Social.

O New Deal representou uma série de medidas econômicas e sociais, as quais articularam os investimentos estatais e privados. O intuito era recuperar e aquecer a economia do país, que fora afetada pela queda da bolsa em 1929.

Nas palavras do político: “Somos todos Keynesianos agora.”

Saiba mais sobre a Crise de 1929.

Frases

Veja abaixo algumas célebres frases do presidente Estadunidense.

  • O teste de nosso progresso não é se nós acrescentamos abundância àqueles que têm muito. E sim se nós provemos bastante àqueles que têm pouco.”
  • Os Estados Unidos terão de liderar. Liderar e estar sempre disponíveis a conciliar. A América é a única grande potência que pode fazer a paz no mundo durar.”
  • As pessoas perguntam qual é a diferença entre um líder e um chefe. O líder trabalha a descoberto, o chefe trabalha encapotado. O líder lidera, o chefe guia.”
  • Os únicos limites das nossas realizações de amanhã são as nossas dúvidas e hesitações de hoje.”
  • É uma boa coisa exigir liberdade para nós mesmos e para aqueles que concordam conosco, mas é uma coisa ainda melhor e mais rara dar liberdade a outros que discordam de nós.”
  • Nem sempre podemos construir o futuro para nossa juventude, mas podemos construir nossa juventude para o futuro.”