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Arte cristã primitiva (paleocristã)

Kassandra Guerrero
Kassandra Guerrero
Professora de Espanhol e de Educação Artística

A Arte Cristã Primitiva é o conjunto de manifestações artísticas produzidas pelos primeiros cristãos entre os séculos I e IV d.C., durante o período em que o Cristianismo era proibido no Império Romano. Essa arte não nasceu com a intenção de ser estética ou decorativa, mas sim como uma linguagem visual simbólica de fé, esperança e resistência.

Mais do que uma expressão artística, ela foi um meio de sobrevivência espiritual em tempos de perseguição. Representava, de forma velada, as crenças dos fiéis e funcionava como catequese visual para uma comunidade que, em sua maioria, era analfabeta.

Com a morte de Jesus Cristo, seus discípulos iniciaram a divulgação de sua doutrina, que contrariava diretamente as crenças do Império Romano. Como consequência, passaram a ser perseguidos pelas autoridades romanas. Os mártires cristãos eram sepultados em locais especiais, fora das muralhas da cidade, e foi nesses espaços de sepultamento e culto que surgiram as primeiras manifestações artísticas do Cristianismo.

Neste conteúdo você encontra:

Contexto histórico: perseguição, clandestinidade e resistência

O Cristianismo no Império Romano

Nos primeiros séculos da era cristã, o cristianismo era considerado uma ameaça ao poder político e religioso romano. Ao se recusar a adorar os deuses pagãos e o imperador, os cristãos eram vistos como subversivos. Por isso, foram vítimas de perseguições intensas sob imperadores como Nero, Domiciano, Décio e Diocleciano.

Representação dos primeiros cristãos praticando sua fé em segredo dentro de catacumbas romanas
Representação de IA de uma catacumba romana dos séculos II e III

A fase catacumbária

Para fugir da vigilância do Estado, os cristãos passaram a se reunir secretamente em catacumbas – galerias subterrâneas usadas como cemitérios. Nessas galerias escuras e úmidas, realizavam orações, sepultavam os mortos e produziam pinturas murais, inscrições e símbolos que comunicavam sua fé de forma disfarçada.

As catacumbas eram escavadas fora das muralhas de Roma, pois a lei romana proibia sepultamentos dentro dos limites da cidade. Eram construídas em rochas vulcânicas, especialmente o tufo, material macio e fácil de escavar, presente nos arredores da cidade. Essa era uma alternativa mais acessível para os cristãos, que não tinham recursos financeiros para comprar terras.

Representação de IA dos primeiros cristãos praticando sua fé em segredo dentro de catacumbas romanas durante os séculos II e III
Representação de IA dos primeiros cristãos praticando sua fé em segredo dentro de catacumbas romanas durante os séculos II e III
Representação de IA dos primeiros cristãos praticando sua fé em segredo dentro de catacumbas romanas durante os séculos II e III
Representação de IA dos primeiros cristãos praticando sua fé em segredo dentro de catacumbas romanas durante os séculos II e III

Dentro das catacumbas, os cadáveres eram colocados em lóculos, nichos escavados nas paredes, organizados em corredores profundos e interligados. Esses locais não eram apenas cemitérios, mas também espaços litúrgicos onde se realizavam rituais fúnebres, como ilustra o famoso quadro “Os Mártires nas Catacumbas” de Jules Eugène Lenepveu (1855), que retrata um culto cristão em torno do corpo de um mártir.

Jules-Eugène Lenepveu. Os Mártires nas Catacumbas, 1855. Óleo sobre tela.
Os Mártires nas Catacumbas, 1855 de Jules-Eugène Lenepveu. Óleo sobre tela. © RMN-Grand Palais (Musée d’Orsay) / Stéphane Maréchalle

Essa fase ficou conhecida como fase catacumbária da arte cristã. As catacumbas de São Gennaro em Nápoles, de São Calixto, São Sebastião e Domitila, em Roma, são exemplos notáveis desse período. As representações artísticas eram simples, simbólicas e feitas com materiais modestos, mas repletas de conteúdo teológico.

Além disso, os artistas dessa época não buscavam os valores da arte grega, como beleza, harmonia ou virtuosismo. A maioria das obras foi produzida por pessoas simples do povo, convertidas à nova fé, e que criavam suas representações como forma de louvor, consolo e evangelização. Era uma arte comunitária e devocional, e não uma arte de elite.

Catacumbas de San Gennaro, Nápoles, Itália
Catacumbas de São Gennaro, Nápoles, Itália
Catacumbas de San Gennaro, Nápoles, Itália
Catacumbas de São Gennaro, Nápoles, Itália

A virada histórica: Édito de Milão (313 d.C.)

A situação dos cristãos mudou radicalmente com o imperador Constantino. Após vencer a Batalha da Ponte Mílvia, em 312 d.C., sob o símbolo cristão (XP), Constantino atribuiu sua vitória ao Deus cristão. No ano seguinte, promulgou o Édito de Milão, que legalizou o Cristianismo e pôs fim às perseguições.

Com isso, os cristãos puderam praticar sua fé publicamente e a arte cristã passou a se expandir com liberdade, influenciando a arquitetura, os mosaicos, os relevos e os ícones religiosos. Inicia-se, então, uma nova fase da arte cristã, já vinculada ao poder imperial e à liturgia oficial da Igreja.

Características da Arte Cristã Primitiva

Finalidade catequética e simbólica

Essa arte não visava representar a realidade física, mas sim transmitir verdades espirituais. O simbolismo era essencial: os desenhos não eram meramente decorativos, mas instrumentos de evangelização e consolo. Cada figura ou objeto carregava um significado codificado, compreendido pelos fiéis.

Estilo simples e direto

Ao contrário da arte clássica romana, que valorizava o realismo, o volume e o ideal de beleza corporal, a arte cristã primitiva evitava o luxo e o sensualismo. As figuras eram frontais, com poucos detalhes anatômicos, pouca perspectiva e uma composição mais espiritual que estética.

Essa abordagem era intencional: o foco estava no conteúdo espiritual e não na aparência formal. Muitos artistas da época criavam imagens simbólicas com pouquíssimos traços que bastava evocar mentalmente a ideia da figura, para que sua função fosse cumprida.

Imagem da Virgem Maria, mãe de Jesus, na Catacumba de Priscila, em Roma
Imagem da Virgem Maria, mãe de Jesus, na Catacumba de Priscila, em Roma
Pintura mural de Jesus Cristo · Catacumbas de Comodila, Roma · Século XVI. IV d. C.
Pintura mural de Jesus Cristo · Catacumbas de Comodila, Roma · Século XVI. IV d. C.

Ausência de narrativas completas

Em vez de representar cenas inteiras, os artistas cristãos utilizavam símbolos isolados ou cenas breves, que exigiam do observador um conhecimento prévio da mensagem. Isso fortalecia o caráter interno da fé, mais do que sua demonstração pública.

Representação de IA dos símbolos cristãos representados nas paredes e mosaicos
Representação de IA dos símbolos cristãos representados nos afrescos das paredes
Representação de IA dos símbolos cristãos representados nos mosaicos
Representação de IA dos símbolos cristãos representados nos mozaicos e afrescos das paredes

Principais símbolos da Arte Cristã Primitiva

Os cristãos desenvolveram uma linguagem visual secreta, que pudesse ser compreendida apenas pelos que já estavam iniciados na fé.

Tabela 1-Símbolos na arte cristã primitiva

Tabela 2-Símbolos na arte cristã primitiva

Tabela 3-Símbolos na arte cristã primitiva

Evolução após a legalização do Cristianismo

Com o fim das perseguições, a arte cristã passa a se desenvolver de forma institucional. As principais mudanças incluem:

Arquitetura monumental: construção das primeiras basílicas cristãs, como a de São João de Latrão e a basílica de São Pedro, em Roma.

Representação de IA do interior de uma basílica cristã primitiva do século IV
Representação de IA do interior de uma basílica cristã primitiva do século IV

Mosaicos religiosos: decoravam absides e naves com cenas bíblicas, muitas vezes em estilo bizantino inicial.

Representação de um piso de mosaico próximo ao altar no interior de uma basílica do século IV - Arte cristã primitiva
Representação de um piso de mosaico próximo ao altar no interior de uma basílica do século IV - Arte cristã primitiva
Representação de um piso de mosaico próximo ao altar no interior de uma basílica do século IV - Arte cristã primitiva
Representação de um piso de mosaico próximo ao altar no interior de uma basílica do século IV - Arte cristã primitiva

Cristo triunfante: surge a representação de Cristo como “Pantocrátor”, ou seja, uma representação do Deus Todo-Poderoso, típica da arte bizantina e românica, onde ele aparece majestoso, com a mão direita levantada para conceder a bênção e na mão esquerda, as Sagradas Escrituras, entronizado e rodeado por apóstolos e anjos.

Representação de um afresco desbotado em uma basílica cristã primitiva do século IV, mostrando Cristo Pantocrator
Representação de IA um afresco desbotado em uma basílica cristã primitiva do século IV, mostrando Cristo Pantocrator

Apesar da aproximação formal com a estética romana imperial, o conteúdo da arte cristã primitiva permaneceu essencialmente simbólico e espiritual.

Então, como você pode ver, a arte cristã primitiva não foi apenas uma expressão estética, mas uma resposta de fé em meio à perseguição. Seu valor histórico e espiritual reside na capacidade de comunicar esperança, eternidade e salvação por meio de formas simples, mas profundamente significativas. Ela também marca uma transição fundamental:

- De uma arte pagã para uma arte sacra cristã

- Da clandestinidade para a oficialização imperial

- Do simbolismo escondido para a liberdade como instituição.

Por isso, é muito importante que você entenda a arte cristã primitiva para compreender não apenas a história da arte ocidental, mas também o modo como a fé se manifesta através da cultura e da imagem simbólica.

Mapa mental

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Referências Bibliográficas

GRABAR, André. A arte cristã: os primeiros seis séculos. Lisboa: Edições 70, 1998.

GOMBRICH, E. H. A história da arte. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

KLEIN, John. Early Christian art and architecture. Oxford: Oxford University Press, 1997.

LATAM ARTE. Era da Espiritualidade: Arte Antiga Tardia e Arte Cristã Primitiva, Séculos III a VII. [S.l.]: LatAm ARTE, maio 2025. Disponível em: https://www.latamarte.com/pt/publications/hmG4/ Acesso em: 11 jun. 2025.

PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais. São Paulo: Perspectiva, 2012.

Kassandra Guerrero
Kassandra Guerrero
Professora de Artes e de Espanhol bilíngue com 20 anos de experiência, atuando no ensino da língua espanhola e na criação de conteúdos educacionais desde 2004 no Brasil e no Peru.