Exercícios sobre frequência absoluta e relativa

Rafael C. Asth
Rafael C. Asth
Professor de Matemática e Física

Explore a estatística de forma prática com nossa nova lista de exercícios focada em frequência absoluta e relativa. Todos os exercícios possuem resolução comentada.

Exercício 1

Em uma escola, uma pesquisa foi realizada para analisar a preferência dos alunos em relação ao tipo de música que mais gostam. Os resultados foram registrados na tabela abaixo:

Tipo de música Número de alunos
Pop 35
Rock 20
Hip-Hop 15
Eletrônica 10
Sertanejo 20

Determine a frequência absoluta do número de alunos que escutam Eletrônica e número total de alunos entrevistados.

Resposta correta: frequência absoluta do número de alunos que escutam Eletrônica = 10. Ao total, 100 alunos foram entrevistados.

Na linha de Eletrônica temos 10 alunos. Esta é a frequência absoluta dos alunos que escutam Eletrônica.

O toral de alunos que responderam a pesquisa pode ser determinado adicionando todos os valores da segunda coluna (número de alunos).

35 + 20 + 15 + 10 + 20 = 100

Assim, no total, 100 alunos responderam a pesquisa.

Exercício 2

Em uma biblioteca, foi realizado um levantamento sobre a preferência de gênero literário entre os alunos do ensino médio. A tabela abaixo mostra a distribuição da frequência absoluta dos alunos conforme o gênero literário preferido:

Gênero literário Número de alunos Frequência absoluta acumulada
Romance 25

Ficção cientifica

15
Mistério 20
Fantasia 30
Não gosta de ler 10

Complete a terceira coluna com a frequência absoluta acumulada.

Resposta:

Gênero literário Número de alunos Frequência absoluta acumulada
Romance 25 25

Ficção cientifica

15 15 + 25 = 40
Mistério 20 40 + 20 = 60
Fantasia 30 60 + 30 = 90
Não gosta de ler 10 90 + 10 = 100

Exercício 3

Em uma tabela de frequências absolutas com sete classes a distribuição é, nesta ordem, 12, 15, 20, 10, 13, 23, 9. Assim, a frequência absoluta acumulada da 5ª classe é?

Resposta: 70

12 + 15 + 20 + 10 + 13 = 70

Exercício 4

Em uma turma do ensino médio, foi realizada uma pesquisa sobre a altura dos estudantes. Os dados foram agrupados em intervalos fechados à esquerda e abertos à direita. A tabela abaixo mostra a distribuição de alturas em centímetros e as frequências absolutas correspondentes:

Altura (cm) Frequência absoluta Frequência relativa %
[150, 160) 10
[160, 170) 20
[170, 180) 15
[180, 190) 10
[190, 200) 5

Preencha a terceira coluna com as frequências relativas e a quarta com as respectivas porcentagens.

Primeiro devemos determinar o total de alunos, somando os valores da frequência absoluta.

10 + 20 + 15 + 10 + 5 = 60

A frequência é relativa ao total. Assim, dividimos o valor da frequência absoluta da linha pelo total.

Altura (cm) Frequência absoluta Frequência relativa %
[150, 160) 10 10 dividido por 60 espaço aproximadamente igual 0 vírgula 166 espaço 16,6
[160, 170) 20 20 dividido por 60 aproximadamente igual 0 vírgula 333 33,3
[170, 180) 15 15 dividido por 60 igual a 0 vírgula 25 25
[180, 190) 10 10 dividido por 60 espaço aproximadamente igual 0 vírgula 166 espaço 16,6
[190, 200) 5 5 dividido por 60 aproximadamente igual 0 vírgula 083 espaço 8,3

Exercício 5

Em uma turma de matemática do ensino médio, os alunos foram avaliados em relação ao seu desempenho em uma prova. A tabela abaixo mostra os nomes dos alunos, a frequência absoluta dos pontos obtidos, a frequência relativa na forma de fração e a frequência relativa em forma de porcentagem:

Aluno Frequência absoluta Frequência relativa Frequência relativa %
Ana 8
Bruno 40
Carlos 6
Diana 3
Eduardo 1/30

Complete os dados que estão faltando na tabela.

Como a frequência relativa é a frequência absoluta dividida pela frequência absoluta acumulada, temos que o total é 30.

Para Eduardo a frequência absoluta é 1.

Para Bruno, a frequência absoluta é 12. pois:

30 - (8 + 6 + 3 + 1) = 30 - 18 = 12

Assim, podemos preencher os dados que estão faltando na tabela.

Aluno Frequência absoluta Frequência relativa Frequência relativa %
Ana 8 8/30 26,6
Bruno 12 12/30 40
Carlos 6 6/30 20
Diana 3 3/30 10
Eduardo 1 1/30 3,3

Exercício 6

Em uma turma de matemática do ensino médio, foi aplicada uma prova com 30 questões. As notas dos alunos foram registradas e agrupadas em intervalos de pontuação. A tabela abaixo mostra a distribuição de frequência absoluta desses intervalos:

Intervalo de notas Frequência absoluta
[0,10) 5
[10,20) 12
[20,30) 8
[30,40) 3
[40,50) 2

Qual a porcentagem de alunos com notas maiores ou iguais a 30?

Resposta: 18,5%

A porcentagem de alunos com notas maiores ou iguais a 30 é a soma das porcentagens dos intervalos [30,40) e [40,50).

Para calcular as frequências relativas, dividimos as frequências absolutas de cada intervalo pelo total.

2+12+8+3+2 = 27

Para [30,40)

3 sobre 27 aproximadamente igual 0 vírgula 111 aproximadamente igual 11 vírgula 1 sinal de percentagem

Para [40,50)

2 sobre 27 aproximadamente igual 0 vírgula 074 aproximadamente igual 7 vírgula 4 sinal de percentagem

Ao total 11,1 + 7,4 = 18,5%

Exercício 7

Os dados a seguir representam o tempo de espera (em minutos) de 25 clientes em uma fila de supermercado em um dia movimentado:

8, 14, 7, 12, 9, 10, 15, 18, 23, 17, 15, 13, 16, 20, 22, 19, 25, 27, 21, 24, 10, 28, 26, 30, 32

Construa uma tabela de frequência agrupando as informações em classes de amplitude iguais a 5, a partir do menor tempo encontrado.

Intervalo de tempo (min) Frequência

Resposta:

Como o menor valor foi 7 e, temos uma amplitude de 5 por classe, a primeira é [7, 12). Isto quer dizer que incluímos o 7, mas não o doze.

Neste tipo de tarefa ajuda organizar os dados em um Rol, que é sua ordenação. Embora este passo seja opcional, pode evitar erros.

7, 8, 9, 10, 10, 12, 13, 14, 15, 15, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 30, 32

A frequência na primeira linha [7, 12) é 5, pois há cinco elementos neste intervalo: 7,8,9,10,10. Repare que o 12 não entra no primeiro intervalo.

Seguindo este raciocínio para as próximas linhas:

Intervalo de tempo (min) Frequência
[7, 12) 5
[12, 17) 7
[17, 22) 5
[22, 27) 5
[27, 32) 4

Exercício 8

(CRM-MS) Consideremos a seguinte tabela que representa uma pesquisa feita com certa quantidade de alunos a fim de saber qual a profissão almejada por eles:

Profissões para o futuro

Profissões Número de alunos
Jogador de futebol 2
Médico 1
Dentista 3
Advogado 6
Ator 4

Analisando a tabela, podemos concluir que a frequência relativa dos alunos entrevistados que pretendem ser médicos é

a) 6,25%

b) 7,1%

c) 10%

d) 12,5%

Gabarito explicado

Resposta correta: 6,25%

Para determinar a frequência relativa devemos dividir a frequência absoluta pelo total de entrevistados. Para médicos:

numerador 1 sobre denominador 2 mais 1 mais 3 mais 6 mais 4 fim da fração igual a 1 sobre 16 igual a 0 vírgula 0625 igual a 6 vírgula 25 sinal de percentagem

Exercício 9

(FGV 2012) Um pesquisador fez um conjunto de medidas em um laboratório e construiu uma tabela com as frequências relativas (em porcentagem) de cada medida, conforme se vê a seguir:

Valor medido Frequência relativa (%)
1,0 30
1,2 7,5
1,3 45
1,7 12,5
1,8 5
total = 100

Assim, por exemplo, o valor 1,0 foi obtido em 30% das medidas realizadas. A menor quantidade possível de vezes que o pesquisador obteve o valor medido maior que 1,5 é:

a) 6

b) 7

c) 8

d) 9

e) 10

Gabarito explicado

Da tabela, temos que os valores maiores que 1,5 são 1,7 e 1,8, que, com suas porcentagens somadas, acumulam 12,5 + 5 = 17,5%.

Ao fazermos numerador 17 vírgula 5 sobre denominador 100 fim da fração e simplificarmos:

numerador 17 vírgula 5 sobre denominador 100 fim da fração igual a 175 sobre 1000 igual a 7 sobre 40 igual a 0 vírgula 175

Assim, temos que o número procurado é o 7.

Exercício 10

(FASEH 2019) Em uma clínica médica, foram verificadas as estaturas, em centímetros, de uma amostra de pacientes. Os dados coletados foram organizados na tabela de distribuição de frequência a seguir; observe:

Estaturas (cm) Frequência absoluta
161 |— 166 4
166 |— 171 6
171 |— 176 2
176 |— 181 4

Analisando a tabela pode-se afirmar que a média de altura, em centímetros, destes pacientes é, aproximadamente:

a) 165.

b) 170.

c) 175.

d) 180

Gabarito explicado

Este é um problema resolvido por uma média ponderada, onde os pesos são as frequências absolutas de cada intervalo.

Devemos calcular a média de altura de cada intervalo, multiplicar pelo seu respectivo peso e dividir pela soma dos pesos.

Média de cada intervalo.

parêntese esquerdo 161 espaço mais espaço 166 parêntese direito espaço dividido por 2 espaço igual a espaço 163 vírgula 5parêntese esquerdo 166 espaço mais espaço 171 parêntese direito espaço dividido por 2 espaço igual a 168 vírgula 5parêntese esquerdo 171 espaço mais espaço 176 parêntese direito espaço dividido por 2 espaço igual a 173 vírgula 5parêntese esquerdo 176 espaço mais espaço 181 parêntese direito espaço dividido por 2 espaço igual a 178 vírgula 5

Uma vez calculadas as médias, as multiplicamos pelos respectivos pesos e somamos.

163 vírgula 5 espaço. espaço 4 espaço mais espaço 168 vírgula 5 espaço. espaço 6 espaço mais espaço 173 vírgula 5 espaço. espaço 2 espaço mais espaço 178 vírgula 5 espaço. espaço 4 espaço igual a654 espaço mais espaço 1011 espaço mais espaço 347 espaço mais espaço 714 espaço igual a2726

Dividimos este valor pela soma dos pesos: 4 + 6 + 2 + 4 = 16

2726 dividido por 16 igual a 170 vírgula 375

Aproximadamente, 170 cm.

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Rafael C. Asth
Rafael C. Asth
Professor de Matemática licenciado, pós-graduado em Ensino da Matemática e da Física e Estatística. Atua como professor desde 2006 e cria conteúdos educacionais online desde 2021.