G7 - Grupo dos Sete

Juliana Bezerra

O G7 ou Grupo dos Sete é um fórum integrado por sete nações que, juntas, representam metade da economia mundial.

O grupo reúne-se periodicamente desde 1975 para discutir questões relacionadas à economia.

Países

O Grupo dos Sete é compreendido por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido.

Além dos países integrantes do grupo, participa a União Europeia, representada pelo presidente da Comissão Europeia e o presidente do Conselho Europeu.

Algumas instituições financeiras também atuam nas discussões do G7 como o FMI (Fundo Monetário Internacional) e o Banco Central Europeu.

G7 Grupo dos Sete
Países do G7 representados por suas bandeiras

Origem

A necessidade de discutir temas de economia num ambiente mais informal nasceu nos anos 70 quando os presidentes dos cinco países mais ricos começaram a se encontrar.

Após a crise do petróleo de 1973, o presidente francês Valéry Giscard d'Estaing (1926- ) sugeriu que os presidentes das sete nações mais ricas do mundo se reunissem uma vez ao ano para discutir temas econômicos.

A primeira reunião foi realizada em 1975, na França, com os seis países mais industrializados do mundo.

Depois desta, a conferência do ano seguinte incorporou o Canadá. Somente em 1997, a Rússia foi admitida, transformando o grupo no G8 e também foi incluída a União Europeia.

A Rússia, porém, foi expulsa em 2014, por causa da anexação da Crimeia.

Em suma, os representantes desses países possuem uma visão do liberal da economia e ditam o ritmo e o rumo da economia dos demais países do mundo.

Objetivos

As conferências do G7 são preparadas ao longo do ano pelos assessores dos ministérios de Economia, chamados de “sherpas”.

Cada ano, o país que detém a presidência do grupo organiza a reunião. Atualmente, são debatidos não só temas econômicos, mas questões como o terrorismo, a crise migratória, o aquecimento global, etc.

As reuniões do G7 são sempre acompanhadas de intensos protestos antiglobalização, pois os manifestantes consideram que este grupo impõe sua visão econômica aos países menos desenvolvidos.

Leia mais:

Juliana Bezerra
Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.