Luta de classes: entenda o que é de forma simples

Anita Sayuri Aguena
Anita Sayuri Aguena
Professora de Filosofia e Sociologia

A luta de classes é um conceito central no pensamento marxista, desenvolvido pelos sociólogos e filósofos alemães Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895). Tal conceito se refere ao conflito entre diferentes classes sociais dentro de uma sociedade, principalmente em uma sociedade capitalista.

Para ambos pensadores, historicamente, as sociedades foram divididas em diferentes classes, e essas divisões geraram conflitos.

Na Roma antiga, encontramos patrícios, cavaleiros, plebeus, escravos; na Idade Média, senhores, vassalos, mestres das corporações, aprendizes, companheiros, servos” (MARX; ENGELS, 2005, p. 40).

Na sociedade capitalista, as duas principais classes em conflito são os proletários (trabalhadores) e a burguesia (proprietários dos meios de produção).

É importante ressaltar que esse antagonismo é caracterizado pela condição material de cada classe e por sua relação de trabalho. Tal relação tem por base a exploração de um grupo social sobre outro. Na sociedade capitalista, essa exploração é ditada por aquele que tem o domínio sobre os meios de produção e o que é produzido (burguesia).

Segundo Karl Marx, a luta de classes só acabará quando o sistema capitalista for banido e desaparecerem as classes sociais.

A Estrutura do Capitalismo

Classes Sociais

No sistema capitalista, a sociedade é dividida principalmente em duas classes:

  • Burguesia: a classe capitalista, que possui os meios de produção, como fábricas, terras e recursos naturais.
  • Proletariado: a classe trabalhadora, que não possui os meios de produção e deve vender sua força de trabalho para sobreviver.

Exploração e Mais-valia

A exploração é central ao conceito de luta de classes. No capitalismo, a mais-valia é o valor excedente produzido pelos trabalhadores, que é apropriado pelos capitalistas como lucro.

A mais-valia é criada quando o valor da produção do trabalho excede o custo dos salários pagos aos trabalhadores. Isso resulta em uma exploração sistêmica onde os trabalhadores não recebem o valor total do que produzem, perpetuando a desigualdade e a injustiça social.

Aprofunde os seus estudos sobre A Mais Valia de Karl Marx.

Alienação

Marx também introduziu o conceito de alienação, que descreve a desconexão dos trabalhadores do produto de seu trabalho, de seu processo de trabalho, de sua essência como seres humanos e de outros trabalhadores.

Essa alienação é uma consequência direta da exploração capitalista e contribui para a desumanização e a perda de identidade entre os trabalhadores.

Revolução Proletária e Ditadura do Proletariado

Revolução Proletária

Marx e Engels acreditavam que a luta de classes levaria inevitavelmente a uma revolução proletária. Essa revolução ocorreria quando os trabalhadores se conscientizassem da sua exploração e se unissem para derrubar o sistema capitalista.

Ditadura do Proletariado

Após a revolução, Marx propôs a instauração da ditadura do proletariado. Tal "ditadura" não é uma forma de governo autoritária, mas uma forma marcada pela transição em que os trabalhadores controlariam o Estado e os meios de produção, visando abolir as classes sociais e estabelecer uma sociedade comunista sem exploração.

Capitalismo e Socialismo

O capitalismo e o socialismo são dois sistemas opostos, cujas ideias interferem no âmbito político e econômico. Enquanto o capitalismo se baseia no acúmulo de capital e no conceito de propriedade privada, o socialismo, por sua vez, busca a igualdade social por meio da socialização dos meios de produção e da extinção da propriedade privada.

Saiba mais sobre cada um deles:

Amplie sua pesquisa com a leitura dos artigos:

Referências Bibliográficas

ALTHUSSER, L. “Advertência aos Leitores do Livro I d'o Capital”. In:MARX, K. O Capital: crítica da economia política. Livro I.Tradução de Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo Editorial, 2023.

BOTTOMORE, T. et al. Dicionário do Pensamento Marxista. Rio de Janeiro: Zahar, 1988.

MARX, K. O Capital: crítica da economia política. Livro I.Tradução de Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo Editorial, 2023.

MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto Comunista. 4ª ed. Organização e Introdução de Osvaldo Coggiola, Tradução de Álvaro Pina. São Paulo: Boitempo Editorial, 2005.

PAULA, R. Z. A. de. Capitalismo: definições. São Luís: EDUFMA, 2020.

SIQUEIRA, S. M. M.; PEREIRA, F. Marx e Engels: luta de classes, socialismo científico e organização política. Salvador: Lemarx, 2014.

Anita Sayuri Aguena
Anita Sayuri Aguena
Bacharela e Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (2014), com Mestrado em História da Filosofia pela mesma universidade (2017). Atua como professora na rede privada de ensino, ministrando aulas ligadas às áreas de Filosofia e de Sociologia.