Luta de Classes


A Luta de Classes é um conceito marxista vinculado com a economia política socialista, o qual foi desenvolvido pelos sociólogos e filósofos alemães Karl Marx e Friedrich Engels.

A luta de classes, que existe desde a Idade Média, envolve questões entre a classe dos proletários e a burguesia dentro da sociedade capitalista.

Segundo Karl Marx, a luta de classes só acabará quando o sistema capitalista for banido e desaparecerem as classes sociais.

Ditadura do Proletariado

A ditadura do proletariado está intimamente relacionada com o conceito de luta de classes, posto que a burguesia corresponde a classe opressora e detentora de bens, enquanto os proletariados, a classe trabalhadora dos oprimidos. Assim, o proletariado vende sua força de trabalho para a classe dominante, a burguesia.

A Mais Valia de Karl Marx

Outro conceito muito importante e que complementa o de luta de classes é a “mais valia”, desenvolvida também por Marx. Assim, a mais valia é da base de exploração do sistema capitalista em que relaciona a força de trabalho, o tempo de realização e o lucro obtido.

Nesse caso, e dentro do contexto capitalista, a classe proletária e trabalhadora é explorada pela classe detentora dos bens de produção, ou seja, a burguesia.

No entanto, o esforço cedido pelo operário não é revertido em valores monetários reais. Esse processo, segundo Marx, leva a alienação e desvalorização dos trabalhadores.

Capitalismo e Socialismo

O capitalismo e socialismo são dois sistemas políticos e econômicos. Enquanto o capitalismo, baseado no acúmulo de capital e no conceito de propriedade privada, o socialismo, por sua vez, busca a igualdade social por meio da socialização dos meios de produção e da extinção da propriedade privada.

Saiba mais sobre cada um deles:

Amplie sua pesquisa com a leitura dos artigos: