O que é Arquitetura?
A Arquitetura é um tipo de manifestação artística muito antiga e que reúne construções e/ou edificações que apresentam um propósito ou finalidade. Segundo a definição do arquiteto brasileiro Lúcio Costa:
“Arquitetura é antes de mais nada construção, mas, construção concebida com o propósito primordial de ordenar e organizar o espaço para determinada finalidade e visando a determinada intenção.”
Observe que diferente de simples construções, a arquitetura como arte visual possui uma pretensão estética e criativa criada pelos arquitetos.
Saiba O que são Artes Visuais?
História da Arquitetura: Resumo
A história da arquitetura acompanhou o desenvolvimento da sociedade, uma vez que surgiu da necessidade de organizar e adornar espaços sobretudo, os espaços urbanos.
Em outras palavras, a arquitetura é uma arte que surge da relação entre o homem e o espaço, de modo que organiza os ambientes.
Na pré-história (desde o período neolítico), os homens começam a desenvolver técnicas de construções, o que faz surgir uma arquitetura rudimentar com pedras, madeiras e mais tarde, com os metais.
Assim, aos poucos a arquitetura vai adquirindo um lugar de destaque na construção das sociedades.
Desde a antiguidade diversos povos desenvolveram espaços arquitetônicos por meio da construção de templos, pórticos, tumbas, moradias, pontes, aquedutos, praças, dentre outros.
Das civilizações da antiguidade podemos destacar a arquitetura romana, grega, egípcia, etrusca, bizantina, persa.
Torna-se tarefa difícil apresentar a história da arquitetura mundial uma vez que depende da cultura que está inserida, donde cada uma apresenta suas peculiaridades segundo suas características histórico-sociais.
Arquitetura Grega e Romana
A arquitetura grega e romana, embora apresentem diferenças, ambas se destacaram pela grandiosidade e luxuosidade das construções bem como de seu caráter público.
A arquitetura grega se desenvolveu a partir do século VIII a.C. enquanto a romana se desenvolveu por volta do século III a.C.
Note que a arquitetura romana é inspirada na grega e, portanto, apresentam muitas relações de proximidade. Sem dúvida, na arquitetura grega os templos representam maior destaque por exemplo, o Parthenon em Atenas.
Já na arquitetura romana, o arco, desconhecido pelos gregos, agregaram as mais importantes construções, por exemplo, o Coliseu em Roma. Além do arco, o uso da abóbada e da cúpula complementam a arquitetura romana.
Os materiais mais utilizados na realização de construções gregas era, pedras, mármore, madeira e calcário. Já os romanos, utilizavam outros materiais por exemplo, mármore, areia, madeira, gesso, calcário, pedra, tijolos, cimento e ladrilhos.
Saiba mais sobre a Arquitetura Romana.
Arquitetura Medieval e Renascentista
A arquitetura medieval foi desenvolvida durante os séculos V e XV, donde os principais estilos foram o gótico, visigótico, paleocristã, moçárabe, mourisca, bizantino e românico. As principais construções realizadas foram igrejas, mosteiros e castelos.
Durante os séculos XVI, XVII e XVIII, a arquitetura renascentista destaca-se pelos estilos maneirista, barroco e neoclássico com a introdução de técnicas de perspectiva, proporções e planejamento. Da mesma forma que no período medieval, as principais construções arquitetônicas do Renascimento são as igrejas e mosteiros.
Saiba mais sobre a Arte Gótica e Arquitetura Barroca.
Arquitetura Moderna e Contemporânea
Com o desenvolvimento da sociedade e da tecnologia a arquitetura foi expandindo suas possibilidades, técnicas e materiais utilizados.
A arquitetura moderna (século XIX e XX) e contemporânea (século XXI) destacam-se pelo rompimento com padrões e o surgimento de inovações estéticas. Ambos períodos são caracterizados por construções gigantescas e muito altas, por exemplo, os arranha céus.
Muitos movimentos de vanguarda foram fundamentais para consolidar o novo conceito da arquitetura moderna, que muitas vezes, está associada ao design.
Dos movimentos da arquitetura moderna, podemos citar a Bauhaus, Arts & Crafts, International Style e a Art Nouveau. Nesse momento, a arquitetura apresenta maior preocupação com a funcionalidade e com as causas sociais, em detrimento da estética.
A arquitetura contemporânea ou pós-moderna propõe uma nova concepção baseada no ecletismo. Por esse motivo é considerada vanguardista e engloba as produções mais recentes. Alguns movimentos contemporâneos são: arquitetura desconstrutivista e arquitetura High-Tech.
Saiba mais sobre a Arte Moderna e a Arte Contemporânea.
Arquitetura e Urbanismo
A relação existente entre arquitetura e urbanismo enfoca a construção e planejamento do espaço urbano.
Também é o nome de um curso superior (graduação e pós-graduação) que reúne conhecimentos de arte, história, desenho, matemática, urbanismo, história, engenharia.
Foi no período moderno que a disciplina de urbanismo foi associado aos cursos de arquitetura.
DIANA, Daniela. O que é Arquitetura?. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/o-que-e-arquitetura/. Acesso em: