Plutocracia
A plutocracia é o governo exercido ou influenciado pela classe mais rica da população.
A palavra plutocracia vem do grego e é a junção de “plouto” – riqueza e “kratos” – governo. Assim seria o "governo dos ricos", tal qual a democracia é o "governo do povo".
Ao contrário de outras formas de governo como a aristocracia e oligarquia, os plutocratas não precisam estar necessariamente dentro do governo para exercer o poder.
Através de grupos de pressão, os plutocratas garantem leis favoráveis aos seus negócios. Muitas vezes, essas leis podem ser prejudiciais a outras pessoas.
Deste modo, algumas características da plutocracia são:
- Concentração de poder;
- Desigualdade social;
- Dificuldade para mobilidade social;
- Aprovação de leis que não protegem o trabalhador;
- Uso da violência ou leis coercitivas para garantir o uso do território para determinadas empresas.
A plutocracia é apenas um conceito da sociologia, pois nunca houve nenhum governo plutocrático.
Isto não quer dizer que não podemos encontrar vários exemplos de plutocracia ao longo da história. Afinal, a classe dominante sempre buscou influenciar o governo a fim de preservar seus privilégios.
Deste modo, podemos dizer que a plutocracia é também um tipo de oligarquia, que significa "governo de poucos". A única diferença é que os próprios membros da classe dominante como fazendeiros e empresários estão exercendo diretamente o poder.
Vários estudiosos afirmam que agora estamos vivendo a plutocracia financeira desde a crise de 2008.
Desta forma, estaríamos passando por um período onde os donos de bancos e entidades financeiras ditam as leis e normas para garantir o crescimento da sua própria riqueza.
Leia também:
BEZERRA, Juliana. Plutocracia. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/plutocracia/. Acesso em: