Inglês no Enem: como estudar

Carla Muniz

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) dispõe de dois idiomas estrangeiros: inglês e espanhol.

Você sabia que, apesar de o Enem já existir desde 1998, apenas em 2010 os idiomas estrangeiros passaram a fazer parte da prova?

Isso mesmo! No Enem de 2010 foi adicionado um total de dez questões à prova de Linguagens, códigos e suas tecnologias: 5 de inglês e 5 de espanhol.

No entanto, cada concursando só pode optar por um desses idiomas e a decisão deve ser indicada na inscrição para a prova.

Como o inglês é ensinado em muitas escolas desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, algumas pessoas preferem optar pela língua inglesa.

Rolou uma identificação? Então confira 6 dicas que o Toda Matéria separou para ajudar você a se sair bem na prova.

1. Pratique a interpretação de texto

letras sando de livro

O foco principal de todas as provas de inglês do Enem sempre foi a interpretação de textos. O objetivo não é avaliar conhecimentos específicos sobre a língua inglesa, mas sim a capacidade de compreensão do idioma por parte do concursando.

Já que o ditado diz que “a prática faz a perfeição”, não perca tempo e comece hoje mesmo a praticar a leitura de textos em inglês.

Lembre-se de que você não tem que traduzir palavra por palavra, mas sim entender o sentido geral das frases.

Abaixo você encontra algumas das fontes de textos de provas anteriores do Enem.

  • Cartuns: Glasbergen, For Better or For Worse
  • Instituições: Khan Academy
  • Notícias: NBC, New York Times, BBC
  • Viagens: World Travel Guide
  • Escrita: ETB Screenwriting
  • Sites governamentais: TSA (Transportation Security Administration - Official website of the Department of Homeland Security), Connecticut Official State Website

2. Estabeleça técnicas de leitura

alunos prova Enem

Ainda que você não seja fluente em inglês, não se desespere!

Veja algumas dicas de como proceder durante a leitura:

  • Comece por ler o título e o subtítulo do texto (quando houver): uma leitura atenta desses dados pode permitir uma contextualização sobre o tema que será abordado.
  • Confira a fonte do texto: essa informação pode ajudar você a identificar o tipo de texto utilizado na questão. Em provas anteriores foram utilizados poemas, artigos de revista/jornal, artigos de opinião, artigos sobre filmes, letras de músicas, anúncios, cartuns etc.
  • Observe atentamente a imagem (quando houver): observe todos os elementos da imagem: plano de fundo, expressões faciais, objetos, dentre outros. Pode estar aí a chave da resposta que você procura.
  • Leia a pergunta e as opções de resposta: antes de começar a leitura do texto, confira o enunciado do exercício e compreenda as alternativas de resposta disponibilizadas. Isso certamente facilitará a resolução da questão.

3. Faça uma boa revisão da gramática

gramática inglês

Apesar de a prova de inglês ser interpretativa, é importante que você tenha noções básicas sobre a gramática da língua inglesa.

Esses conhecimentos ajudarão você a situar um acontecimento em um espaço temporal, por exemplo, a identificar a quem determinado verbo ou pronome se refere no texto e a saber se determinada frase expressa uma ideia adversativa ou alternativa, por exemplo.

Uma boa pedida é fazer uma revisão de conjugações e usos dos tempos verbais, preposições, adjetivos, advérbios e conectores.

Consulte a nossa Gramática da língua inglesa para orientar seus estudos.

Veja também:

4. Crie seu próprio glossário

caderno

A criação de seu próprio glossário é uma ótima alternativa para ampliar o seu vocabulário em inglês.

Nele você pode registrar não só palavras isoladas, mas também phrasal verbs e seus respectivos significados.

Para isso, separe um caderno exclusivamente para esse fim. Ao ler uma palavra ou expressão que não conhece, você pode anotá-la nesse caderno e escrever seu respectivo significado ao lado.

Você pode fazer uma leitura desse glossário de tempos em tempos ou até mesmo utilizá-lo como fonte de consulta durante os seus estudos.

Se preferir, separe um número específico de páginas para cada letra. Assim, seu glossário ficará organizado alfabeticamente.

Veja também:

5. Fique por dentro das atualidades

news bbc

Muitas vezes o Enem utiliza notícias de jornais e/ou revistas americanos e/ou britânicos como base para as questões de inglês da prova.

Por esse motivo, é importante que você se mantenha atualizado sobre tudo o que está acontecendo não só no Brasil, mas no mundo.

Crie o hábito de ler, pelo menos, uma notícia em inglês por dia.

Confira abaixo alguns sites de notícias que podem ajudar você a se manter informado em inglês:

  • Jornal The Guardian
  • CNN
  • ABC
  • NBC
  • The New York Times
  • BBC

6. Resolva provas anteriores

cadernos prova enem

Agora que você já leu dicas de como proceder ao realizar a prova de inglês no Enem, você pode testar os seus conhecimentos resolvendo as provas dos anos anteriores.

Para isso, basta ir ao site do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que é o responsável pela prova.

Lá você não só encontra todas as provas, mas também seus respectivos gabaritos.

Carla Muniz
Carla Muniz
Professora, lexicógrafa, tradutora, produtora de conteúdos e revisora. Licenciada em Letras (Português, Inglês e Literaturas) pelas Faculdades Integradas Simonsen, em 2002.