Exercícios sobre noções de estatística (com gabarito resolvido)

Rafael C. Asth
Rafael C. Asth
Professor de Matemática e Física

Nestes exercícios você encontra algumas noções elementares da estatística. Pratique e tire suas dúvidas com as resoluções comentadas.

Questão 1

Um estudante obteve as seguintes notas em suas quatro provas bimestrais de Matemática: 6,0; 7,5; 8,0 e 4,5. Para ser aprovado sem recuperação, ele precisa que sua média final seja igual ou superior a 6,0. Qual foi a média aritmética das notas desse estudante?

A) 6,0

B) 8,6

C) 6,5

D) 7,0

E) 26,0

Gabarito explicado

Para calcular a média aritmética simples, devemos somar os valores e dividir pela quantidade de parcelas. Neste caso, 4.

M igual a numerador 6 vírgula 0 espaço mais espaço 7 vírgula 5 espaço mais espaço 8 vírgula 0 espaço mais espaço 4 vírgula 5 sobre denominador 4 fim da fraçãoM igual a 26 sobre 4M igual a 6 vírgula 5

Questão 2

Em um processo seletivo, a nota final do candidato é calculada por meio de uma média ponderada das notas de três áreas. Matemática tem peso 3, Linguagens tem peso 2 e Redação tem peso 5. Se um candidato obteve 700 pontos em Matemática, 600 pontos em Linguagens e 800 pontos na Redação, qual será sua nota final no processo seletivo?

A) 700

B) 710

C) 720

D) 730

E) 750

Gabarito explicado

A média ponderada considera o peso das respectivas notas. É preciso multiplicar cada nota pelo seu peso, após, dividir pela soma dos pesos.

M igual a numerador 3 espaço. espaço 700 espaço mais espaço 2 espaço. espaço 600 espaço mais espaço 5 espaço. espaço 800 sobre denominador 10 fim da fraçãoM igual a numerador 2100 espaço mais espaço 1200 espaço mais espaço 4000 sobre denominador 10 fim da fraçãoM igual a 7300 sobre 10M igual a 730

Questão 3

As idades dos integrantes de um grupo de teatro estudantil são: 18, 20, 19, 18, 22, 21 e 18 anos. Analisando esse conjunto de dados, os valores correspondentes à mediana e à moda dessas idades são, respectivamente:

A) 19 e 18

B) 18 e 19

C) 18 e 18

D) 19,4 e 18

E) 20 e 19

Gabarito explicado

Moda é o valor que mais se repete. No conjunto de dados fornecido, o valor que se repete é o 18.

Para determinar a mediana, devemos dispor os dados em Rol, ou seja, organizá-los em ordem crescente.

18, 18 ,18, 19, 20, 21, 22

A mediana é o valor central quando a quantidade de dados é ímpar. Neste caso, o valor central é 19.

Assim, a mediana é 19 e a moda 18.

Questão 4

Dois atletas, A e B, competem na prova dos 100 metros rasos. Após 10 corridas de treino, constatou-se que ambos possuem exatamente o mesmo tempo médio de conclusão (10,5 segundos). No entanto, o desvio padrão do atleta A é de 0,2 segundos, enquanto o desvio padrão do atleta B é de 1,5 segundos. Com base exclusivamente nesses dados estatísticos, é correto afirmar que:

A) O atleta B é mais rápido que o atleta A na maioria das corridas.

B) O atleta B apresenta tempos mais consistentes e previsíveis do que o atleta A.

C) O desvio padrão não serve para comparar a regularidade entre os dois atletas, já que as médias são iguais.

D) Ambos os atletas tiveram exatamente o mesmo desempenho em todas as corridas, pois possuem a mesma média.

E) O atleta A é mais regular, pois seus tempos variam menos em torno da média de 10,5 segundos.

Gabarito explicado

O desvio padrão é uma medida de dispersão que indica o quanto os dados de um conjunto variam em relação à sua média.

Um desvio padrão menor (como o do atleta A, de 0,2s) significa que os tempos estão mais próximos da média, indicando maior consistência e regularidade.

Um desvio padrão maior (atleta B) indica maior variação nos tempos (às vezes corre muito rápido, às vezes muito devagar).

Ainda com dúvidas? Pergunta ao Ajudante IA do Toda Matéria

Questão 5

A tabela a seguir apresenta a quantidade de unidades de um determinado produto vendidas em uma loja durante os cinco dias úteis de uma semana:

Dia da Semana Unidades Vendidas
Segunda-feira 10
Terça-feira 15
Quarta-feira 20
Quinta-feira 10
Sexta-feira 25

Em relação ao total de unidades vendidas nessa semana, qual é a porcentagem correspondente às vendas realizadas exclusivamente na sexta-feira?

A) 25,00%

B) 31,25%

C) 45,45%

D) 20,00%

E) 38,40%

Gabarito explicado

Primeiro, calculamos o total de unidades vendidas na semana:

10 + 15 + 20 + 10 + 25 = 80 unidades.

Na sexta-feira, foram vendidas 25 unidades. Para achar a porcentagem, dividimos as vendas de sexta pelo total e multiplicamos por 100:

25 sobre 80 igual a 0 vírgula 3125

Multiplicando por 100:

0,3125 × 100 = 31,25%.

Questão 6

Analise as três afirmações a seguir sobre a classificação de variáveis estatísticas e julgue-as como Verdadeiras (V) ou Falsas (F):

( ) A cor dos olhos dos alunos de uma turma é um exemplo de variável qualitativa nominal, pois expressa um atributo sem ordem de grandeza.

( ) O número de irmãos que uma pessoa possui é um exemplo de variável quantitativa contínua.

( ) A escolaridade de um funcionário (ensino fundamental, ensino médio, ensino superior) é um exemplo de variável qualitativa ordinal.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

A) V - V - V

B) V - F - F

C) V - F - V

D) F - V - F

E) F - F - V

Gabarito explicado

Primeira afirmativa (V): Cor dos olhos é qualidade, e não possui ordem inerente, portanto é Qualitativa Nominal.

Segunda afirmativa (F): O número de irmãos resulta de uma contagem de valores inteiros (0, 1, 2, 3...), portanto é uma variável Quantitativa DISCRETA, e não contínua (como altura ou peso).

Terceira afirmativa (V): Escolaridade é uma qualidade que possui uma ordem lógica/hierárquica natural, portanto é Qualitativa Ordinal.

Questão 7

Na representação gráfica de dados estatísticos, diversas ferramentas podem ser utilizadas dependendo do tipo de variável. Sobre o gráfico conhecido como "Histograma", assinale a alternativa correta:

A) É um gráfico de setores (pizza) utilizado para mostrar proporções de categorias discretas em relação a um todo.

B) Os espaços vazios obrigatoriamente deixados entre as barras de um histograma indicam a ausência de correlação entre as variáveis.

C) É a ferramenta ideal para representar graficamente variáveis qualitativas nominais, como a marca dos carros em um estacionamento.

D) É composto por retângulos justapostos, sem espaços entre si, cuja área é proporcional à frequência das observações agrupadas em intervalos de classe.

E) O eixo horizontal de um histograma sempre representa as frequências absolutas ou relativas das observações analisadas.

Gabarito explicado

O histograma é um gráfico utilizado para representar a distribuição de frequências de variáveis quantitativas contínuas agrupadas em classes (intervalos).

Por representar um "contínuo", as barras (retângulos) são desenhadas coladas umas nas outras (justapostas). A área de cada retângulo é proporcional à frequência daquela classe.

Aprenda mais sobre estatística:

Rafael C. Asth
Rafael C. Asth
Professor de Matemática licenciado, pós-graduado em Ensino da Matemática e da Física e Estatística. Atua como professor desde 2006 e cria conteúdos educacionais online desde 2021.