Ought to

Carla Muniz
Carla Muniz
Professora licenciada em Letras

O verbo ought to é um modal verb (verbo modal) que tem como significado as palavras deve; deveria.

Assim como acontece com todo verbo modal, ele funciona como verbo auxiliar que ajuda o verbo principal da frase.

Exemplos:

  • He ought to arrive next week. (Ele deve chegar semana que vem.)
  • Kids ought to respect their parents. (As crianças deveriam respeitar os pais.)

Em inglês, também podemos usar o modal verb (verbo modal) should (deve; deveria) para expressar a mesma ideia.

Exemplos:

  • You should pay attention to the teacher. (Você deve prestar atenção no professor.)
  • You should not drink and drive. (Você não deve beber e dirigir.)
  • Should he be at the meeting as well? (Ele também deveria estar na reunião?)

OBSERVAÇÃO: uma particularidade do ought to é que ele é o único verbo auxiliar que utiliza o to antes do verbo principal que auxilia.

Diferença entre ought to, should e had better

Ought to e should dois verbos modais e por esse motivo, têm como função auxiliar o verbo principal da frase.

A diferença entre o uso do ought to e o uso do should é que ought to indica um tratamento de maior formalidade.

No que diz respeito ao significado, podemos dizer que o verbo ought to e o verbo should são sinônimos, ou seja, não há qualquer diferença de sentido entre eles.

Exemplos:

  • You should wake up earlier. (Você deveria acordar mais cedo.)
  • You ought to wake up earlier. (Você deveria acordar mais cedo.)

Também é importante referir que ought to é um verbo que está praticamente em desuso na língua inglesa. Should tem um uso preferencial.

A estrutura had better, por sua vez, é usada para indicar que algo é recomendando, ou seja, podemos traduzir had better como é melhor.

Exemplos:

  • The director will be waiting for us. We had better arrive on time. (O diretor estará nos esperando. É melhor chegarmos na hora.)
  • The teacher said the exam will be difficult. You had better study. (O professor disse que a prova estará difícil. è melhor você estudar.)

Quando usar ought to?

O verbo modal should é utilizado para expressar conselho, sugestão, expectativa, probabilidade e dever.

Exemplos:

  • She ought not to go there by herself. (Ela não deveria ir lá sozinha.) – CONSELHO
  • You ought to arrive early at the meeting. (Você deve chegar cedo à reunião.) – SUGESTÃO
  • He ought to get to the office in a few minutes. (Ele deve chegar ao escritório em alguns minutos.) – EXPECTATIVA
  • I ought to finish it in an hour. (Eu devo terminar isto em uma hora.) - PROBABILIDADE
  • We ought to stop at the red light. (Nós devemos parar no sinal vermelho.) – DEVER

Observe que o uso do verbo modal ought to tem impacto direto no significado dos verbos principais. Na primeira frase, por exemplo, sem o uso de ought to o verbo principal (go) significa apenas “ir” e não “deveria ir”.

Leia também sobre outros verbos modais:

Como usar ought to?

O verbo ought to, assim como todo verbo modal, sempre vem acompanhado de um verbo principal.

Exemplos:

  • He ought to be more careful. (Ele deveria ser mais cuidadoso.)
  • She ought to be patient with the kids. (Ele deveria ser paciente com as crianças.)

Na frase acima, o verbo principal no infinitivo é to be, no entanto, retiramos o to de to be e usamos apenas be pois já temos um to na estrutura ought to.

Ought to pode ser utilizado em frases afirmativas, negativas e interrogativas.

Observe a tabela abaixo e saiba como usar o verbo ought to nas formas afirmativa, negativa e interrogativa. O verbo principal utilizado como exemplo é o verbo to work (trabalhar).

AFFIRMATIVE NEGATIVE INTERROGATIVE
I ought to work
You ought to work
He/she/it ought to work
We ought to work
You ought to work
They ought to work
I ought not to/oughtn’t to work
You ought not to/oughtn’t to work
He/she/it ought not to/oughtn’t to work
We ought not to/oughtn’t to work
You ought not to/oughtn’t to work
They ought not to/oughtn’t to work
Ought I to work?
Ought you to work?
Ought he/she/it to work?
Ought we to work?
Ought you to work?
Ought they to work?

IMPORTANTE

  • Na forma afirmativa, usamos o ought to para todas as pessoas, incluindo he/she/it. A regra do Simple Present que obriga ao acréscimo do –s para as flexões de terceira pessoa não é aplicada aqui.
  • Para formar frases na forma negativa, podemos utilizar ought not to ou a forma contraída oughtn’t. O significado de ambas as formas é igual.
  • Ao fazer frases com ought to na forma interrogativa, basta alterar o posicionamento desse verbo modal na frase: diferentemente do que acontece na afirmativa, na interrogativa o verbo ought to deve ser posicionado antes do sujeito. Nesse caso, devemos seguir a seguinte estrutura: ought + sujeito + to + verbo principal.

Exercícios

Faça exercícios com ought to para testar os seus conhecimentos.

1. You __________________ during the movie.

a) ought to talk
b) oughtn’t to talk
c) ought to watch
d) ought to see

Alternativa correta: b) oughtn’t to talk

2. She _______________ the project in five minutes or we’ll be in trouble.

a) ought to arrive
b) oughtn’t to arrive
c) ought to finish
d) oughtn’t to finish

Alternativa correta: c) ought to finish

3. It’s too cold. You _____________________ a jacket.

a) ought not to wear
b) oughtn’t to wear
c) ought to wear
d) should have worn

Alternativa correta: c) ought to wear

3. She is always tired in the afternoon. She _______________ so early.

a) should get up
b) shouldn’t stay up
c) ought not to get up
d) should not stay up

Alternativa correta: c) ought not to get up

4. If you want to improve your English, you ___________.

a) should practice it.
b) oughtn’t to practice it.
c) should not practice it.
d) ought to practice it.

Alternativa correta: d) ought to practice it.

Saiba mais sobre verbos em inglês:

Carla Muniz
Carla Muniz
Professora, lexicógrafa, tradutora, produtora de conteúdos e revisora. Licenciada em Letras (Português, Inglês e Literaturas) pelas Faculdades Integradas Simonsen, em 2002 e formada em 1999 no Curso de Magistério (habilitação para lecionar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I).