Ômega 3

Juliana Diana

O ômega 3 é um grupo de ácidos graxos poli-insaturados que desempenha diversas funções no organismo, especialmente nos sistemas cardiovascular, pulmonar, imunológico e endócrino.

Considerado uma gordura boa para o organismo, o ômega 3 deve ser ingerido a partir de suas diversas fontes de alimentos ou em formato de cápsulas.

Para que serve o Ômega 3?

Para que serve o ômega 3
Para que serve o ômega 3

Obtido a partir da biossíntese dos ácidos graxos EPA (eicosapentaenoico) e DHA (docosahexaenóico), o ômega 3 se torna um aliado na busca por um organismo saudável, no qual auxilia em diversas ações realizadas pelo organismo.

O EPA apresenta benefícios para o sistema cardiovascular ao auxiliar contra doenças do coração, na saúde dos vasos sanguíneos e na prevenção de câncer.

O DHA atua diretamente na saúde do cérebro e dos olhos, contribuindo com seu bom funcionamento, melhoria do raciocínio e da memória.

Benefícios do ômega 3

Além de contribuir com a saúde do cérebro e com o sistema cardiovascular, veja a seguir outros benefícios do ômega 3 no organismo:

  • Saúde dos olhos;
  • Redução de inflamações;
  • Controle do nível de colesterol;
  • Ajuda na coagulação do sangue
  • Proteção das células;
  • Melhora da memória;
  • Auxilia no desenvolvimento muscular;
  • Aumento de disposição.

O ômega 3 também apresenta benefícios específicos na gravidez, contribuindo com o desenvolvimento neurológico do bebê e prevenindo partos prematuros.

Em casos especiais, como bebês prematuros, pode ser recomendada a suplementação deste ácido graxo, visto que pode auxiliar na melhoria da capacidade cognitiva.

Você também pode se interessar por:

Principais fontes de Ômega 3

O ômega 3 não é produzido pelo organismo e, por isso, esse importante ácido graxo pode ser obtido a partir de duas fontes: alimentos e cápsulas de complementos.

Alimentos fonte de ômega 3

Alimentos com ômega 3 - peixes
Peixes com maior concentração de ômega 3

Os alimentos ricos em ômega 3 são peixes de água salgada como salmão, sardinha, bacalhau e cação. Para uma alimentação saudável recomenda-se o consumo de duas a três porções de peixe por semana.

Além dos alimentos de origem animal, o ômega 3 pode ser encontrado em fontes vegetais, como sementes de chia, linhaça, nozes, castanhas, azeite de oliva, leguminosas e vegetais de folhas verdes.

Cápsula de complementos

Complemento ômega 3
Cápsulas de ômega 3

O complemento de ômega 3 é produzido a partir do óleo de peixe. A recomendação é o consumo da cápsula com o óleo proveniente de peixes marinhos que vivem em águas profundas e frias, pois diante da necessidade de isolamento térmico esses peixes acumulam gordura, fazendo com que a concentração do ômega 3 seja maior.

A quantidade de ômega 3 a ser ingerida deve ser recomendada por médico ou nutricionista, pois cada organismo apresenta uma necessidade diferente.

Leia também:

Juliana Diana
Juliana Diana
Licenciada em Ciências Biológicas pelas Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO) em 2007. Pós-graduada em Informática na Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2010. Doutora em Gestão do Conhecimento pela UFSC em 2019.